Ecossistemas Brasileiros: Florianópolis(SC) - Ubatuba(SP)

Floripa é muito bonita e excelente para se pedalar, pois a orla é bem plana e tem ciclovias nos dois sentidos. Além de ser muito bem recebido, consegui uma boa exposição na mídia, dei uma entrevista ao vivo no Jornal do Almoço e, talvez graças a isso, consegui uma revisão completa na Nega, que espero, seja a última. Quando passei por Praia Grande-SC, o Maurício da POC me deu o telefone do Fernando Willadino que eu precisaria conhecer. Valeu a pena pedalar por toda a Ilha até a Praia do Santinho, lugar excepcional, e conhecer esse grande cicloturista, que em 1995 pedalou todo o litoral do Brasil, com o objetivo de estudar os melhores picos de surfe do país. Essa amizade pegou tão bem, que resolvi ficar mais dois dias por aqui, convivendo com ele, a Renata sua esposa, surfista e ciclista também, e a Manuela, um bebe hiper sorridente de apenas 9 meses de vida. Seguindo caminho, tive o prazer de conhecer o que faltava do litoral catarinense.

A natureza é muito bem preservada e apresenta formações muito especiais. A Serra do Mar, sempre presente, vai desenhando um relevo bem acidentado com muitas ilhas, baias e costões, principalmente entre Floripa e São Francisco do Sul, onde fiz questão de conhecer todas as praias e revelou-se um lugar que vale a pena que se volte com mais tempo, pois cada nova praia é uma surpresa. Atravessei para a Ilha do Mel e já deixei as próximas travessias esquematizadas, só não sabia quando. Na verdade foi um "problemão" ficar esperando nessa ilha fantástica, fazendo todas as trilhas possíveis e convivendo com uma moçada esperta, enquanto não saia o barco para a Barra do Superagui. Fazer o que ?

Ilha do Mel (PR)

O litoral sul paulista é muito bem preservado e foi delicioso pedalar pelas praias desertas das ilhas do Superagui e Cardoso, contemplando a serra do mar coberta pelo manto aveludado da mata atlântica. Aqui e ali Ipês roxos totalmente floridos dão um toque especial. Depois de quase 10 meses pedalando, estava de volta a São Paulo e não poderia chegar de outra forma que não fosse pela areia. Cheguei em Iguape-SP na Sexta-feira, as 16:30h e não encontrei o responsável pela estação ecológica da Juréia-Itatins, por isso tive que fazer todo o contorno por uma difícil estrada de terra, aumentando o trajeto em mais uns 50kms. Na verdade estava muito motivado, pois iria reencontrar grandes amigos, que não via desde a largada. Naquele dia, pedalei 140km e só parei porque os amigos vieram me buscar. Parei para descansar em Santos e fui entrevistado para a TV Tribuna. Infelizmente, mais uma vez não pude me assistir, pois parti na manhã seguinte para fechar esse roteiro, pelo lindo litoral norte do estado de São Paulo. Este último trecho foi demais, apesar da dificuldade de passar pela serra de Maresias, onde demorei mais de uma hora para conseguir vencer apenas 9Km. Incluo o litoral norte paulista entre os trechos mais bonitos da nossa costa, bem parecido com o litoral de Santa Catarina e Itacaré na Bahia. As 13:00hs do dia 23/02/02, completei o roteiro do Projeto Ecossistemas do Brasil e foi com muito carinho que fui recebido em Ubatuba pelos meus apoiadores. Muita PAZ e LUZ a todos!

Números FINAIS:
Ubatuba (SP) – 308º dia Pedalados 13.998 km, sendo 9.039 km pelo asfalto, 2.763 km por estradas de terra e 2.196 km pela areia da praia. A média da viagem ficou em 45,45 km/dia, ou descontando-se os 98 dias em que fiquei parado, a media sobe para 66,66 km/dia rodado.
Gerais Tive a sorte de encontrar pessoas muito legais, que me receberam muito bem onde eu pude descansar e me alimentar de forma muitíssimo satisfatória. Só não posso falar que engordei!! O melhor termo para definir essa viagem é mágica. As dificuldades estão sempre presentes, mas tal qual a lenda do pote de ouro no final do arco-íris, tem sempre algum prêmio para mim no término de cada etapa.
Apoio ICONET, INFODESIGN e Projeto TAMAR
Agradecimentos Sr. Valter, de Itabatã que fez uma nova peça e soldou muito bem minha bicicleta de alumínio, Vera, da Infodesign em Ubatuba, Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emilio Ribas, Orthomax clínica odontológica, Bike Company de Vitória, Giant Bycicles, Cicloleiriense, Eduardo e a Cleide, Amigos do Projeto TAMAR em todo o Brasil, Nenéco, Andréa, Léo e Fabiano, Nestor da Exattus Informática, POC, Sérgio e a Sandra


Ecossistemas Brasileiros: Prado(BA) - Salvador(BA)
Ecossistemas Brasileiros: Vitória(ES) - Prado(BA)
Ecossistemas Brasileiros: Salvador(BA) - Maceió(AL)
Ecossistemas Brasileiros: Maceió (AL) - Natal (RN)
Ecossistemas Brasileiros: Natal(RN) - Fortaleza(CE)
Ecossistemas Brasileiros: Fortaleza(CE) - Camocim(CE)
Ecossistemas Brasileiros: Camocim(CE) - Delta do Parnaíba(PI)
Ecossistemas Brasileiros: Delta do Parnaíba(PI) - Belém(PA)
Ecossistemas Brasileiros: Belém(PA) - Santarém(PA) - Cuiabá(MT)
Ecossistemas Brasileiros: Cuiabá (MT) - Bonito(MS)
Ecossistemas Brasileiros: Bonito(MS) - Foz do Iguaçú(PR)
Ecossistemas Brasileiros: Foz do Iguaçú(PR) - São Miguel das Missões(RS)
Ecossistemas Brasileiros: São Miguel das Missões(RS) - Chuí(RS)
Ecossistemas Brasileiros: Chuí(RS) - Florianópolis (SC)
Ecossistemas Brasileiros: Florianópolis(SC) - Ubatuba(SP)