Ecossistemas Brasileiros: Camocim(CE) - Delta do Parnaíba(PI)

A partir de Camocim iniciei o primeiro trecho em que saí da orla e subi a serra, em 4 meses e meio de viagem.Segui pelo asfalto até Granja e de lá até uma vilinha muito aprazível chamada Santa Terezinha, por uma estrada de piçarra muito boa. Resolvi pernoitar por lá pois a partir de então seria só subida até Viçosa do Ceará e já caia a tarde. Consegui pousada na casa de uma família muito humilde que cuidou muito bem de mim e que não aceitou nenhum tostão como pagamento, por isso distribuí várias camisetas como presentes. Eles ficaram muito felizes. A ladeira que subia a serra não era íngreme mas foram 12 km, que eu consegui vencer em pouco mais de 2 horas, pois parava muito para descansar. Do alto, paisagens fantásticas descortinavam-se a cada curva, trazendo uma sensação deliciosa e satisfação. Todo esse esforço não ficou em vão e em Tianguá, a 18km de Ubajara, eu entreguei os pontos e, graças a Deus, consegui o apoio do Amigo do Viajante para passar a noite em um hotel muito confortável. Essa noite foi terrível, pois apesar das 10 bananas que havia comido, tive várias caimbras antes de dormir.

 

Pico do Índio – Ubajara (CE)

De manhã já renovado, parti para Ubajara, na Serra do Ibiapaba, a 840 metros de altitude, onde existe um parque Nacional. Passei a manhã percorrendo uma trilha dentro do Parque e tomando banho de cachoeira. Esta trilha leva a uma gruta belíssima, com muitas formações rochosas, interessantes e que se assemelham a muitas figuras reais. A cada novo salão, novas surpresas... Vocês podem não acreditar, mas nesta noite dormi com cobertor!!! Parti de Ubajara pelo interior do Piauí em direção a Piracuruca, cidade base para se conhecer o Parque Nacional das Sete Cidades. Seguindo com o problema na Nega que não me permitia utilizar as coroas maiores, pedalei num ritmo forte, tentando aproveitar as longas descidas do trajeto para ganhar tempo, pois o sol na caatinga é inclemente. Entrei no Piauí e no mesmo dia cheguei no Parque Nacional das Sete Cidades, que acabei não conhecendo, pois achei um roubo a cobrança de 20 reais para que um guia me acompanhasse, como se eu precisasse disso. Neste dia em que alcancei as Sete Cidades, pedalei 122.75 km, batendo o meu recorde de distância em um único dia. Segui para a Cachoeira do Urubu-Rei, onde fiquei dois dias descansando e aproveitando as deliciosas duchas naturais. Nesta época o nível do Rio Longá está bem baixo, mas vi fotos deste complexo em épocas de cheia e fiquei impressionado com a semelhança com Foz do Iguaçu, guardadas as devidas proporções, é claro.

Por vários dias, rodei mais de 100 km por dia para conseguir alguma folga no cronograma e tentar conhecer a Ilha do Caju, uma pousada ecológica, muito famosa por suas belezas naturais e pelo atendimento diferenciado. Pois consegui e acabei ficando 3 dias lá, andando muito a cavalo e fazendo passeios inesquecíveis, entre ninhais de garças, dunas altíssimas, matas e manguezais do Delta da Parnaíba.


Ecossistemas Brasileiros: Prado(BA) - Salvador(BA)
Ecossistemas Brasileiros: Vitória(ES) - Prado(BA)
Ecossistemas Brasileiros: Salvador(BA) - Maceió(AL)
Ecossistemas Brasileiros: Maceió (AL) - Natal (RN)
Ecossistemas Brasileiros: Natal(RN) - Fortaleza(CE)
Ecossistemas Brasileiros: Fortaleza(CE) - Camocim(CE)
Ecossistemas Brasileiros: Camocim(CE) - Delta do Parnaíba(PI)
Ecossistemas Brasileiros: Delta do Parnaíba(PI) - Belém(PA)
Ecossistemas Brasileiros: Belém(PA) - Santarém(PA) - Cuiabá(MT)
Ecossistemas Brasileiros: Cuiabá (MT) - Bonito(MS)
Ecossistemas Brasileiros: Bonito(MS) - Foz do Iguaçú(PR)
Ecossistemas Brasileiros: Foz do Iguaçú(PR) - São Miguel das Missões(RS)
Ecossistemas Brasileiros: São Miguel das Missões(RS) - Chuí(RS)
Ecossistemas Brasileiros: Chuí(RS) - Florianópolis (SC)
Ecossistemas Brasileiros: Florianópolis(SC) - Ubatuba(SP)