Reunião

LANÇAMENTO DO GUIA
CICLOTURISMO NA ESTRADA REAL

SESC Ipiranga (São Paulo)
27  - março - 2010

Nosso segundo evento deste ano será o lançamento de mais um guia de cicloturismo. Os autores Antonio Olinto e Rafaela Asprino, dos guias da Mantiqueira e do Caminho da Fé, apresentarão o Guia de Cicloturismo Estrada Real.

São mais de mil quilômetros planilhados. Os autores mostrarão as belas imagens desta aventura.

"Ficamos impressionados com a riqueza e a beleza de nosso país. Viajando de bicicleta pelo Caminho Velho da Estrada Real vemos um pouco de tudo. De asfalto plano e lisinho a duras subidas em terrenos adversos, grandes e movimentadas cidades e pequenas localidades esquecidas no tempo. Toda a beleza dos contrastes de um país continental com diversos tipos de vegetação: mata atlântica, florestas de araucárias, campos, cerrado. Reconhecemos nossas riquezas naturais, nossa história, chegando perto, como nunca, de um povo maravilhoso que vive neste país chamado Brasil. Quem disse que a bicicleta anda muito devagar? Ela anda tão rápido quanto a capacidade de observar bem cada uma destas diferentes regiões".

Segundo Olinto, o cicloturista terá a oportunidade de enfrentar os mesmos obstáculos dos primeiros desbravadores, pois as montanhas ainda estão lá e representam o que há de mais original no caminho, nunca mudaram desde o descobrimento.

O guia de cicloturismo convida a percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, em pleno século XXI, e de bicicleta. É um guia de mão dupla, ou seja, tem planilhas nos dois sentidos: Paraty – Ouro Preto e Ouro Preto – Paraty."

As reuniões do Clube de Cicloturismo/Clube do Pedal SESC Ipiranga são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto. Na verdade estes encontros tem a função de permitir que a comunidade cicloturística, desde o iniciante ao veterano, possa se encontrar, trocar experiências e planejar viagens. Todos são bem vindos. Chegue com meia hora de antecedência e retire seu ingresso na bilheteria. Para os que vão pedalando, há paraciclo na portaria da unidade.

Local: SESC Ipiranga - Rua Bom Pastor 822
Ipiranga - São Paulo
Data: 27 de março de 2010
Informações: clubedecicloturismo@hotmail.com

Também haverá o lançamento do guia nos seguintes locais:

CURITIBA
Com o apoio da Bike Sul, Rádio Mundo Livre FM e Refinaria Promocional
Inscrição antecipada obrigatória:
17 de março – 4ª feira – 19h30 – Barracão da Refinaria Promocional
Rua Guido Straube, 52 A - Vila Izabel - Curitiba – PR
Tel (41) 3343 5113
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível. Haverá coquetel. Quem não conseguir se inscrever pela internet poderá tentar meia hora antes do evento, assumindo o risco de não haver mais vagas.

NITERÓI
Com o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, Recicloteca, Transporte Ativo, Centro Excursionista Brasileiro, Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno)
23 de março - 3a feira - 19h - Projeto Grael
Av. Carlos Ermelindo Martins, 494 - Peixe Galo - Jurujuba - Niterói – RJ
Tel (21) 2711 9875
www.projetograel.org.br
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
Confirmação de presença através do e-mail: cicloconfirmacao@gmail.com

RIO DE JANEIRO