19º Encontro Nacional de Cicloturismo

O Encontro Nacional de Cicloturismo está de volta!!! É o grande acontecimento do ano para a comunidade de cicloturistas. São palestras, pedaladas e muita confraternização. Quatro dias intensos e inesquecíveis para todos que participam.

LEIA TUDO ANTES DE SE INSCREVER!

PALESTRAS  | PROGRAMAÇÃO  | ACOMODAÇÕES  | COMO CHEGAR  | PASSEIOS  | INSCRIÇÕES  | TERMO DE ADESÃO

PASSEIOS
Os participantes recebem o mapa e as planilhas das trilhas da região. São vários caminhos mapeados, todos com detalhadas planilhas e gráficos altimétricos. A cada dia, a organização sugere um dos passeios, mas os participantes podem optar por outros, de acordo com o nível de dificuldade e distâncias desejadas. As quilometragens ficam entre 5km e 40km (praticamente todos com subidas fortes, mas podem ser feitos sem pressa). Os passeios são na parte da manhã.

LOCAL
Os passeios acontecem numa região de divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais, próximos à cidade de Campos do Jordão, que tem uma localização privilegiada. Está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro), e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima predominantemente frio e a arquitetura dos chalés compõem o cenário de montanhas. Apesar de estar próximo da badalada Campos do Jordão, as estradinhas de terra ao redor do Espaço Araucária são estreitas e com menos movimento. O ambiente do Encontro é simples e acolhedor, com várias casas, alojamentos e também a opção de acampamento. Não será permitida a presença de animais de estimação (pets) nas dependências e acomodações do evento.

PALESTRAS
Os períodos da tarde e da noite são reservados para palestras, apresentações e debates que visam trazer conhecimento e vivência para quem viaja, ou quer viajar de bicicleta. A programação está extensa e imperdível, com grandes nomes do cicloturismo nacional. Confira a programação completa.

PARTICIPAÇÃO
Todos podem participar, desde o iniciante até quem já é um praticante convicto. Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta, a natureza e as viagens.

ORGANIZAÇÃO
Clube de Cicloturismo do Brasil - uma entidade sem fins lucrativos tocada por voluntários, com objetivo de difundir o cicloturismo no Brasil.   

 


PALESTRAS

AS CURVAS DO CAMINHO

Toda viagem começa com uma ideia, plano e/ou sonho, mas é no caminho que a gente descobre que a ideia é só mais um pontinho no mapa. Oito anos, 3 bicicletas e quase 30 mil km depois, essa é a história do que talvez seja a cicloviagem Alasca-Argentina com mais curvas que você vai ouvir. 

Juli Hirata - Bióloga, cidadã do mundo e cicloviajante. Viver na natureza é seu maior prazer e desta paixão surgiu o projeto Extremos das Américas. Um pedal solo, que começou em Prudhoe Bay (Alasca), o extremo norte da América do Norte, em abril 2016, quando as temperaturas ainda estavam por volta dos -20°C. Em seu caminho ela visita parques e áreas naturais importantes de cada país, já tendo visitado mais de 200 áreas protegidas.

DA CHINA PARA CASA BY BIKE

Volta ao mundo de bicicleta. Aurélio partiu de Hong Kong rumo ao Brasil e durante mais de 6 anos vem pedalando por vários países e continentes. Desde 2013, foram mais de 68.000 quilômetros, 63 países e mais de 2.500 dias nas estradas. A viagem ainda continua.

Aurélio Magalhães - Nascido em Marília, Aurélio se formou em Educação Física e fez carreira como fisiologista do exercício e personal trainer, em São Paulo. Apaixonado por esporte de aventura, e grandes desafios, decidiu desde 2012, fazer da aventura, seu estilo de vida. Depois de concluir o projeto "Noruega By Bike", no qual pedalou por todo o litoral da Noruega, deu início em um novo projeto, o "Ásia By Bike".  Atravessou 6 países e pedalou por mais de 6.000km através da China, Vietnã, Camboja, Tailândia, Malásia até chegar em Singapura. Resolveu partir para a maior de todas suas aventuras: Da China Para Casa by Bike", retornar para o Brasil pedalando! "Mais um daqueles sonhos impossíveis que temos guardados dentro de nós".

 

2 FOR TRIPS - VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA TANDEM

Viajar pelo mundo de bicicleta foi sem dúvida a maior aventura e uma das melhores coisas que fizemos em nossas vidas, principalmente como casal. Foi tão intenso, tão dinâmico e rico, que foi como se tivéssemos vivido trinta anos em três. A bicicleta, esta maravilhosa criação do ser humano, com toda sua simplicidade e simpatia, abre portas no mundo todo e acreditem, consegue te levar muito longe, tanto para fora quanto para dentro de ti mesmo.

Flávia Vieira - Natural de Taubaté, cidade de médio porte no interior do estado de São Paulo. Sabia pedalar, mas foi resgatar este hábito depois de conhecer o Thiago e fazer viagens curtas de bicicleta, que germinaram na mais longa de todas, vencendo muitos de seus medos. A curiosidade, aliada a um espírito de aventura que ganhou força, a moveram para esta peripécia cheia de desafios e aprendizados. "Afinal de contas, superar os medos é importante, mas se continuar com medo, vai com medo mesmo! "

Thiago Gabriel - Natural de Andradina, uma pequena cidade no interior do estado de São Paulo, sempre usou a bicicleta para seus deslocamentos, mas nunca imaginou que, depois de adulto, este transporte o levaria a conhecer o mundo, muito além da cidade pacata onde nasceu. O viajar de bicicleta começou com pequenas aventuras, que com o tempo criaram o sonho de conhecer o mundo pedalando. "Todos temos sonhos, mas alguns são imparáveis!"

 

PAMIR HIGHWAY, MUITO PRAZER!

A travessia da Pamir é considerada por muitos a Meca das viagens de bicicleta devido às cênicas e ermas paisagens, passos de montanha acima dos 4000m, clima intempestivo  e ecletismo etnocultural. É a 2ª estrada mais alta do mundo e percorre trecho da antiga rota da seda entre o Tajiquistão e o Quirguistão margeando o rio Panj, que marca a fronteira entre o Tajiquistao e o Afeganistão.

Israel Coifman - Jornalista e documentarista. Trabalhou muitos anos viajando o mundo cobrindo a Seleção Brasileira de Futebol, atravessou as Américas de carro em uma campanha publicitária, mas foi com a bicicleta carregada, viajando lento e acampando em alta montanha onde se encontrou. Isra, como gosta de ser chamado, deixou deixou o Brasil pedalando e viajou por quase 3 anos, cruzando 31 países em quase 28 mil quilômetros.

 

CORAGEM NA BAGAGEM

Vai além de uma viagem de bicicleta. É um projeto que, através do cicloturismo, traz conteúdos de viagem, aventura, sustentabilidade, alimentação consciente, autoconhecimento e cultura, abordando diversos aspectos da vida cotidiana com o objetivo de empoderar e inspirar as pessoas a realizarem mudanças em suas vidas, através da construção de hábitos saudáveis. .

Desde 2017 vivendo na estrada, Iris e Djoe partiram de Pelotas - RS e até o momento já percorreram mais de 13 mil km por 23 estados brasileiros e também pelo Uruguai, Bolívia e Peru, seguindo a pedalada em direção ao México.

 

DEBATE - BICICLETAS ELÉTRICAS NO CICLOTURISMO

Debate sobre a entrada das bicicletas elétricas no mundo do cicloturismo. Já é uma realidade que as elétricas estão no Brasil e com uma tendência de crescimento. Como elas afetarão o cicloturismo? Irão substituir as bicicletas convencionais? Ela servirá para todo tipo de viagem? Essas e outras muitas perguntas serão tema dessa discussão.

Ivo Leonardo Schmitz - Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui o cicloturismo como sua principal paixão, recreacional e também profissional. Viaja para conhecer e construir novos roteiros de Cicloturismo, realizando palestras ou treinamentos. Proprietário da Bike de Aluguel, ofertando no Circuito Vale Europeu Catarinense e no Jalapão em TO bicicletas elétricas para prática de cicloturismo.

Daniel Guth - Diretor executivo da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) e diretor de cicloturismo e MTB da Rede Trilhas, consultor e pesquisador em políticas de mobilidade urbana. Mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ, é co-organizador dos livros "O Brasil que Pedala" (2018), "A Bicicleta no Brasil" (2015), e coordenador de dezenas de pesquisas e estudos sobre mobilidade ativa no país.

Wagner Philadelphi - Químico, mountainbiker e apicultor, aos seus 56 anos e apaixonado pela maquina bicicleta. Teve a oportunidade de organizar provas amadoras de mountanbike na década de 90, dentro da USP - São Carlos. No ano de 2000, morou na França e lá fez a parte francesa do caminho de Santiago, além de explorar a região da Bretanha, partindo de Nantes no Vale do Loire. Ao retornar ao Brasil, desenvolveu atividades na Pedal Power, Proparts e Specialized e em paralelo levantou uma rede de trilhas para Enduro e All mountain nos entornos do Espaço Araucária, local em que descobriu outra paixão, a apicultura.

 

LANÇAMENTO DE LIVROS

Autores com livros recentes apresentarão suas obras, farão vendas dos livros e conversarão com os cicloturistas sobre suas experiências.

TRANSEUNTE - DO ALASCA AO BRASIL DE BICICLETA - é um livro sobre a viagem de André Fatini, ao longo do continente americano. Por três anos, ele viajou de Anchorage, Alasca, até sua casa em São Paulo. É um relato encantador de suas experiências, enriquecido com informações e curiosidades a respeito das culturas e lugares que ele percorreu.
André Fatini - As fórmulas e diagramas ficaram para trás algumas vezes na vida do professor de física André Fatini. A coisa começou aos 22 anos, quando, apaixonado por esportes e natureza, atravessou o continente sul-americano sozinho, de bicicleta. Depois, alternando-se entre as salas de aula e as estradas, ainda cruzou a Patagônia, Nova Zelândia e Europa. Sua maior viagem, contudo, foi pedalar do Alasca ao Brasil, momento em que se tornou, definitivamente, um professor-transeunte.

VIAJANDO DE BICICLETA MUNDO AFORA - é uma narrativa de 28 cicloviagens realizada pela autora. A ideia é compartilhar algumas das experiências . Um convite para que, mesmo que você não resolva sair pedalando  mundo afora, suas viagens sejam vividas de outra forma, não apenas como um deslocamento, mas como uma vivência. Vera, que estará em mais uma viagem, vai ser representada pelo companheiro de pedaladas e esposo, José Marques.
Vera Marques - nasceu na pequena Echaporã, interior de São Paulo. É casada há 42 anos, mãe de três filhos. É mestre em Psicologia Clínica, especialista em Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar. Idealizadora do Blog pedalareviajar para inspirar, dar dicas e roteiros. Apaixonada por viagens e curiosa pelas coisas do mundo, decidiu viajar de bicicleta depois de se aposentar aos 58 anos de idade. Começou viajando pelo Brasil e logo percebeu que a bicicleta poderia levá-la cada vez mais longe. Esteve em lugares onde sempre desejou e em outros que jamais imaginou conhecer. Conhece hoje 5 continentes e explorou de bicicleta 28 países.

MASHALLAH - DO ÁRTICO À ÁSIA DE BICICLETA - A travessia da Pamir é considerada por muitos a Meca das viagens de bicicleta, devido às cênicas e ermas paisagens, passos de montanha acima dos 4000m, clima intempestivo  e ecletismo etnocultural. É a 2ª estrada mais alta do mundo e percorre trecho da antiga rota da seda entre o Tajiquistão e o Quirguistão margeando o rio Panj, que marca a fronteira entre o Tajiquistao e o Afeganistão.
Israel Coifman - jornalista e documentarista. Trabalhou muitos anos viajando o mundo, cobrindo a Seleção Brasileira de Futebol, atravessou as Américas de carro em uma campanha publicitária, mas foi com a bicicleta carregada, viajando lento e acampando em alta montanha onde se encontrou. Isra, como gosta de ser chamado, deixou deixou o Brasil pedalando e viajou por quase 3 anos, cruzando 31 países em quase 28 mil quilômetros.

CICLOTURISMO - A ARTE DE VIAJAR DE BICICLETA - A obra procura abordar vários aspectos que envolvem uma viagem de bicicleta autônoma e autossuficiente, desde a escolha da bicicleta, equipamentos, camping, mecânica, planejamento, trânsito, ambientes inóspitos e outros. Mas, mais do que um livro de dicas, o intuito é mostrar as motivações por trás de cada escolha, de modo a embasar o leitor ou leitora em suas próprias escolhas. Gestado a partir de mais de 30 anos, e 30 mil quilômetros, de cicloturismo pelo Brasil e outros países, é ilustrado com causos e situações de quem passou por muitas aventuras e perrengues na estrada.
Eliana Garcia e Rodrigo Telles - Fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil. Estão sempre em busca de lugares remotos e de natureza preservada, onde aliam a viagem de bicicleta a outros interesses como arqueologia, fotografia, gastronomia, cavernas, montanhismo e etc. São os responsáveis pelo trabalho técnico da elaboração dos Circuitos de Cicloturismo de SC: Vale Europeu, Costa Verde & Mar, Araucárias e Dona Francisca.

 

OFICINA - PREPARO DE CAFÉ NO ACAMPAMENTO

Demonstração prática de algumas técnicas de como se preparar a bebida num acampamento.

 

LANÇAMENTO DO CIRCUITO DONA FRANCISCA DE CICLOTURISMO

Joinville (SC) está lançando uma rede de trilhas, que saem da cidade e exploram toda a natureza e região rural do município. São caminhos sinalizados que levam a rios, cachoeiras, ilhas e um interior repleto de cultura e arquitetura com influências da imigração, além de uma gastronomia muito farta.

 

RODA DE CONVERSAS - HISTÓRIAS DE CICLOTURISTAS

Todo cicloturista já passou por situações engraçadas, curiosas, intrigantes ou emocionantes. Será um momento para os participantes compartilharem essas experiências e vivências.

 


PROGRAMAÇÃO

A programação pode ser alterada sem prévio aviso

30/MAI - QUINTA
08h00   Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet)
08h30   Encerramento da confirmação e concentração para o passeio
09h30   Pedaladas auto guiadas
14h00   Abertura Oficial do Evento
14h15   Palestra PAMIR HIGHWAY, MUITO PRAZER! (com Isra Coifman)
16h00   Debate BICICLETAS ELÉTRICAS NO CICLOTURISMO (com Ivo Léo Schmitz, Daniel Guth e Wagner Philadelphi)
20h30   Palestra 2 FOR TRIPS - VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA TANDEM (com Flávia Vieira e Thiago Gabriel)

31/MAIO - SEXTA
08h30   Pedaladas autoguiadas
14h00   Palestra AS CURVAS DO CAMINHO (com Juli Hirata)
16h00   Oficina PREPARO DE CAFÉ NO ACAMPAMENTO
17h00   Lançamento CIRCUITO DONA FRANCISCA DE CICLOTURISMO
20h30   Palestra CORAGEM NA BAGAGEM (com Iris e Djoe)

01/JUN - SÁBADO
08h00   Concentração para o passeio
14h00   Lançamento LIVROS (com André Fatini, Vera Marques, Isra Coifman, Eliana Garcia e Rodrigo Telles)
16h00   Palestra DA CHINA PARA CASA BY BIKE (com Aurélio Magalhães)
20h30   Confraternização

02/JUN - DOMINGO
08h30   Roda de Conversas - HISTÓRIAS DE CICLOTURISTAS
12h00   Encerramento  

 


ACOMODAÇÕES

O Espaço Araucária, sede do evento, é um ambiente simples e acolhedor, com diversos tipos de acomodação. Fica a cerca de 16km de Campos do Jordão, a partir do bairro Capivari. É necessário fazer reserva com antecedência, pois as vagas são limitadas.

  • Faça sua inscrição no evento primeiro e somente depois a reserva da hospedagem.
  • Não será permitida a presença de animais de estimação (pets) nas dependências e acomodações do evento.
  • Atenção: levar toalha, roupa de cama e cobertor ou saco de dormir (faz frio!). Não é possível o uso de aquecedores.

Obs: caso queiram, os participantes podem optar por outros locais de hospedagem em Campos do Jordão, ou nas proximidades. 

Obs2: é necessário fazer reserva e quitar com antecedência, inclusive para a opção Acampamento, que também tem vagas limitadas e costuma lotar (o Espaço Araucária não possui estrutura de camping, mas abre exceção para acampamento durante o evento)

Pacote para os 4 dias inclui alimentação:
    Qui:  café, almoço e jantar
    Sex: café, almoço, jantar
    Sab: café, almoço, jantar
    Dom: café, almoço

Acomodações e preços:
    Suítes Hospedaria - R$3.172,00 por casal - (R$1.586,00 por pessoa)
    Quartos Coletivos Hospedaria - R$1.120,00
    Quartos Coletivos Casas da Colônia - R$1.040,00
    Alojamento - R$880,00
    Acampamento - R$700



Informações importantes:

  • O Espaço Araucária estará aberto para receber os participantes somente a partir das 18h do dia 29 (qua), véspera do evento.
  • O horário de jantar no dia 29, véspera do evento é das 19 às 21h. É necessário reservar com antecedência, valor não incluído no pacote.
  • Os carros ficarão estacionados na entrada do Espaço Araucária, num local determinado para tal. A distância entre os quartos (ou o acampamento) e o estacionamento é de cerca de 300m. As bicicletas terão livre acesso.
  • As casas estão situadas a uma distância de 200 a 500m do refeitório.
  • As acomodações são simples e os banheiros são compartilhados (à exceção das suítes).
  • É necessário levar roupa de cama, cobertor ou saco de dormir e toalha de banho.
  • Os valores de hospedagem, inclusive o do acampamento, incluem alimentação (com opção vegetariana).
  • Não é permitido o uso de aquecedores elétricos, pois a rede não suporta.
  • Só serão aceitas reservas de quem já tiver inscrição no evento (ver INSCRIÇÕES)
  • O Espaço Araucária não possui estrutura de camping, mas abre exceção para o evento. Sendo assim, observe que não há área de serviços e pias. A distancia das barracas para o refeitório e banheiros é de cerca de 300m. Os carros ficarão afastados da área de acampamento.
  • Em caso de alugar alguma das hospedagens da região informe-se com os proprietários destes, sobre a estrutura oferecida, condições de acesso e distância até o Espaço Araucária.

Reservas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 98947 0200 (zap)
www.espacoaraucaria.com.br

Atenção:
É necessário fazer reserva com antecedência pois poderá haver lotação das acomodações antes de encerradas as inscrições.  

 


COMO CHEGAR

Com acesso por Campos de Jordão, o Encontro acontece numa região de divisa de estados SP/MG nos municípios Campos de Jordão, Piranguçu, Brasópolis e São Bento do Sapucaí.

Estrada Campos do Jordão - Piranguçu: do bairro Capivari (Teleférico/Cavalo) seguir sentido Água Santa - Minalba e depois Bairro do Centro.
Obs: total 16km do bairro Capivari (sendo 8km de terra)

No Waze buscar Espaço Araucaria (Piranguçu MG).

Coordenadas Geográficas:
Lat: -22,6375°
Lon: -45,5545°

 


Baixar planilha (pdf)

Baixar tracklog do percurso (gpx)

Ônibus para Campos do Jordão:
de São Paulo: Viação Pássaro Marron
passaromarron.com.br

do Rio de Janeiro: Viação Sampaio Guanabara
viajeguanabara.com.br

Distâncias a Campos do Jordão:
São Paulo (SP) -   180km
Rio de Janeiro (RJ) - 330km
Belo Horizonte (MG) - 480km
Curitiba -  (PR) - 590km

 


PASSEIOS

Atenção: Será obrigatório o uso de CAPACETE nas pedaladas !

Leve sua bicicleta (revisada) e seu capacete. Os passeios de bicicleta acontecerão na maioria em vias de terra, com várias subidas e descidas íngremes, em terreno irregular e com pedras.

Para ter direito a participar dos passeios é obrigatória a confirmação da inscrição feita pela internet e a assinatura do termo de adesão no local sede do evento.

Não será permitida participação no passeio sem leitura e assinatura do termo de adesão.

Os participantes receberão as planilhas dos passeios da região e poderão escolher de acordo com o nível de dificuldade e distâncias adequados. O nível de dificuldade física e técnica é médio/alto. Os passeios serão autoguiados e sem carro de apoio.

Sugerimos que leve os seguintes itens durante o passeio:

    - lanche
    - água, pelo menos um litro
    - protetor solar
    - capa de chuva

É imprescindível a utilização de calçado fechado, luvas de ciclismo, camiseta manga longa ou curta e que sua bicicleta esteja regulada e em boas condições.

Atenção: a Serra da Mantiqueira possui clima bastante frio podendo até chegar a temperaturas próximas de zero nesta época. Esteja equipado para o frio e para chuva.

As trilhas são em estradinhas estreitas com araucárias, matas e plantações. Alguns percursos podem passar também por trechos de estradas de asfalto.

 


INSCRIÇÕES

A inscrição custa R$228,00 e encerra-se cerca de uma semana antes do evento, ou antes, se houver lotação. A inscrição é feita somente através da internet (somente no link abaixo) e dá direito à participação em todas as atividades do evento. A inscrição tem valor único para o evento, não havendo inscrições para participação parcial nas atividades ou dias.

Atenção: Não serão aceitas inscrições no local e só poderá participar do evento quem fizer a inscrição antecipada pela internet. Lembre-se que há limite de vagas, garanta sua vaga e faça a inscrição com bastante antecedência.

A inscrição no Encontro dá direito a participação nos passeios e apresentações realizados durante o evento. A inscrição não inclui despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e outras despesas. Verifique a disponibilidade de vagas na sede do evento e faça sua reserva. Crianças com idade abaixo de 10 anos acompanhadas dos pais ficam isentas de inscrições.

Antes de fazer sua inscrição leia o TERMO DE ADESÃO, a ser obrigatoriamente assinado no local do evento!

As inscrições são feitas somente através do site TicketSports.  Para se inscrever:
1) Entre na página de inscrição (Inscrição TicketSports)
2) Siga as instruções.

Lembre-se que o Encontro tem vagas limitadas.
Inscrição por boleto (até 20/05), cartão ou PIX (até 23/05)  ou até acabarem as vagas. 

 


TERMO DE ADESÃO

A ser obrigatoriamente assinado por todos os inscritos no Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil

1. O(a) participante isenta inteiramente os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade em caso de danos físicos ou morais ao(à) próprio(a) participante ou a terceiros durante o evento.

2. O(a) participante com problemas de saúde assume todos os riscos decorrentes, direta ou indiretamente, de tais condições, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

3. É terminantemente proibida a participação de pessoas sob efeito de álcool, drogas ou entorpecentes nos passeios e atividades do encontro.

4. Não é permitida a presença de animais de estimação (pets) nas dependências e acomodações do evento.

5. O(a) participante se responsabiliza inteiramente em caso de acidente, roubo, ou eventuais danos que venham a ocorrer com sua bicicleta ou com qualquer outro equipamento ou pertences, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

6. O (a) participante menor de 18 anos deverá estar acompanhado(a) dos pais durante o evento, apresentar autorização por escrito dos mesmos e estar portando documento de identidade.

7. O(a) participante está ciente de que os passeios de bicicleta acontecerão principalmente em vias de terra, e estarão sujeitos a intempéries climáticas. A velocidade máxima recomendada é de 30 km/h. Os passeios guiados pela organização poderão sofrer alteração do percurso previamente programado e divulgado, podendo até mesmo ser cancelados conforme a organização do evento julgar necessário. Os passeios autoguiados serão realizados de forma independente por cada participante, que deverá ter condições de interpretar planilhas e orientar-se sozinho. O(a) participante está ciente de não haver carro de apoio e resgate e ser responsável por sua própria segurança e bem estar.

8. Todos os participantes deverão obrigatoriamente utilizar capacete apropriado para a prática de ciclismo durante os passeios e comprometem-se a cumprir as leis do Código Brasileiro de Trânsito durante todo o evento.

9. O(a) participante está ciente de que durante a realização dos passeios deverá acatar toda e qualquer instrução dada pelos membros da organização do evento, ou pessoa designada por esta organização para tal função, estando os mesmos autorizados a determinar a retirada do(a) participante dos passeios, assim como das demais atividades do evento.

10. O(a) participante autoriza a organização do evento, bem como os patrocinadores e apoiadores, a utilizarem imagens produzidas durante o evento (fotografias, vídeo, depoimentos, etc.) para fins de divulgação, publicidade, etc, sem nenhum custo ou ônus.

11. A inscrição só será efetivada após o valor referente à mesma estar disponível na conta especificada pela organização do encontro e ser efetuada a assinatura deste termo (no local do evento).

12. Caso o(a) participante já tenha efetuado o pagamento para a inscrição e por quaisquer motivos não participe do evento, não terá direito ao reembolso do valor pago, nem aos produtos ou brindes que por ventura sejam oferecidos pela organização do evento. Também não será possível a troca da inscrição para outro participante.

13. Todas as despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e despesas extras correm por conta do(a) participante, não estando assim inclusas no valor da inscrição. A inscrição dá direito a participação nos passeios, palestras e cursos que venham a ser realizados durante o evento. A programação do evento poderá ser alterada sem prévio aviso.

14. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado exclusivamente através do site oficial indicado pela organização. Nenhuma outra pessoa ou entidade afora os indicados pelo site do Clube de Cicloturismo do Brasil está autorizada a receber inscrições para este evento. Não serão aceitas inscrições no local do evento.

15. Em caso de cancelamento do evento, ou parte dele por motivo de força maior, não serão devolvidos os valores das inscrições.

16. Após fazer a inscrição pela internet, todos os participantes  deverão fazer a confirmação da inscrição no local sede do evento até às 8:30h do primeiro dia.

17. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de pagamento da inscrição via internet.

18. Ao assinar este termo de adesão, o participante declara para todos os efeitos que:
- leu cuidadosamente e concorda integralmente com os termos acima
- está ciente dos riscos inerentes às atividades do evento.
- está fisicamente apto(a) a participar dos passeios e atividades do evento e não possui qualquer tipo de restrição médica que impossibilite de praticá-los nem coloque em risco sua saúde.

 

  

PALESTRAS  | PROGRAMAÇÃO  | ACOMODAÇÕES  | COMO CHEGAR  | PASSEIOS  | INSCRIÇÕES  | TERMO DE ADESÃO