Miradores turísticos

Pedalamos pela costa e num certo momento passamos por um "Mirador Turistico". Vários carros parados e seus ocupantes admirando a paisagem. Para nós que a dias pedalamos na bela companhia do Pacífico, aquele mirador não fazia nenhum sentido.

Mas pensando melhor entendi o porque daquele lugar. Nós que viajamos de bicicleta não possuímos janelas. Temos uma deliciosa visão de 180º e com uma quebrada de corpo completamos os 360º. Para nós o mundo tá sempre ali, inteiro, puro, nu.

Salar D'Uyuni - Bolívia

 Eles, coitados, vêem tudo emoldurado por barras de ferro e detrás de vidros foscos, e por isso necessitam de um mirador. Devaneando sobre o assunto pensei como o mundo está cheio de "miradores". Como nossa visão do mundo é restrita, emoldurada por janelas e limitada por conceitos impostos por outros. Estamos sempre vendo tudo através de janelas. As janelas dos carros, dos apartamentos, daquilo que nos ensinaram, da televisão, das aparências, da ditadura estética, dos velhos conceitos....dos preconceitos.

Valle de la Luna - Chile

Porque não ir pro lado de fora das janelas? Porque não derrubamos esses limites que nos fazem ver o mundo menor? Esqueçamos os miradores! Vejamos o mundo com nossos próprios olhos. Criemos nossos próprios conceitos. Vivamos nossas vidas a nossa maneira. Esqueçamos os miradores!

Salar D'Uyuni - Bolívia

Rafael Limaverde:
Artista plástico de Fortaleza.
Em 2002 iniciou uma imensa jornada de bicicleta pela América Latina.
Escreveu este artigo de Valparaiso no Chile. 
www.bicicletapelomundo.com.br