Encontro Internacional de Cicloturismo Itália 2014

Encontro Internacional de Cicloturismo Italia 2014 5 a 13 de setembro de 2014 (Gabicce Mare - Marche - Italia)

Texto publicado na Revista Bicicleta, por Eliana Britto Garcia

O Clube de Cicloturismo do Brasil realiza desde 2002 o Encontro Nacional de Cicloturismo. Com a experiência veio a vontade de ampliar os horizontes e passamos a fazer também o Encontro Internacional. Organizar estes eventos é uma atividade que exige muito tempo e dedicação de cada um dos voluntários da equipe, mas ao mesmo tempo é muito prazeroso, pois estamos incentivando o cicloturismo, que é nossa paixão. Mais ainda, acreditamos estar contribuindo para um futuro melhor, com o uso de um veículo ambientalmente correto, com a valorização de culturas locais, com uma maneira mais humana de relacionamento entre as pessoas e com o ambiente, entre outros tantos fatores positivos que envolvem a prática do cicloturismo.

Fica aqui um relato com um pouco dos maravilhosos momentos que tivemos com todos os 60 participantes do 2º Encontro Internacional da Itália.

Um pouco sobre o local - Gabicce Mare é uma cidade litorânea localizada numa das mais belas regiões da Itália, a Marche (pronuncia-se “Marke”), um lugar cheio de atrativos cuja a capital é Ancona. No interior da região, as praias dão lugar a uma cadeia de colinas onde está localizada Gabicce Monte, que fará também parte do nosso roteiro.

Castelos, vinhas, monumentos, montanhas, pequenos vilarejos, gastronomia, arte, história e natureza são as surpresas que a região reserva a seus visitantes. São vários lugares de grande importância na vida dos italianos.

Urbino, uma das mais importantes cidades do Renascimento italiano. Localizada no topo de uma colina nos Apeninos. Cidade do mestre da pintura renascentista Raffaello Sanzio, é cercada por muralhas medievais e está repleta de palácios e obras de arte a céu aberto.

Tuvullia, cidade do grande piloto de motovelocidade Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial. Aliás, um dos roteiros passa em frente a sua casa.

Pesaro, terra do compositor erudito “Gioachino Antonino Rossini” . Rossini é autor de obras como “Il Barbiere di Siviglia” (O Barbeiro de Sevilha), “La Cenerentola” (A Cinderela) e “Guillaume Tell” (Guilherme Tell).

Mondaíno, onde atualmente vive o senhor Angelo Chiaretti um dos maiores estudiosos no mundo sobre Dante Alighieri, o maior poeta da língua italiana.

Porque Itália

São muitos os motivos para se conhecer a Itália, desde as maravilhosas paisagens, o clima , a história, a gastronomia imbatível, o povo alegre, e por aí vai. Agora se você gosta de pedalar, acrescente aí mais um excelente motivo para ir à Itália. Lá, nós ciclistas somos tratados com todas as honras, tamanha a adoração dos italianos pela bicicleta. É uma paixão nacional que independe de idade ou estilo de vida, todos são igualmente fãs da magrela.

Para compartilhar essa experiência de pedalar pela Itália, criamos em 2013 o Encontro Internacional de Cicloturismo. Foi um grande sucesso, então resolvemos repetir a dose em 2014. Nossa intenção foi mostrar um pouco da vivência de pedalar no exterior e estimular quem nunca viajou de bicicleta a tomar coragem. Através da parceria com a instituição de promoção do turismo Italy Bike Tour, foi fornecida toda a estrutura de organização, que incluiu guias, hotéis e carro de resgate, para dar segurança a quem ainda é iniciante. Mas por outro lado, queremos também despertar o espírito aventureiro de cada um, afinal somos um Clube formado de cicloturistas aficionados. Desta maneira, deixamos uma boa parte da organização por conta de cada participante, como passagens e logística da viagem. Esta filosofia se reflete também na pedalada em si, pois estimulamos o espírito de grupo, a solidariedade e principalmente, que cada um consiga vencer seus próprios desafios. Sentimos que a missão foi cumprida quando ouvimos os planos de cada um para próximas viagens de bicicleta, sinal de que esta pessoa nunca mais vai achar a menor graça numa viagem “normal” e também está refletindo sobre suas escolhas na vida. Este, sem dúvida, é nosso melhor retorno.

Foram muitos os exemplos de superação que tivemos nestes dias de Encontro Internacional. Gente que aprendeu a pedalar somente há poucos meses, gente retomando as pedaladas após longo período sedentário ou por problemas de saúde, ou seja, todos muito guerreiros. Um caso que se destacou foi o da família Preto, Fábia e Luna, do Projeto Brasil Especial (que já saiu em matéria aqui na Revista Bicicleta). Eles encaram todas as dificuldades sem nunca perder o bom humor, e propiciando à pequena Luna uma incrível experiência de vida. O companheirismo se mostrou presente a cada subida, quando os participantes do grupo se revezavam para ajudar a empurrar pai e carretinha ladeira a cima.

Dia a Dia do Evento

Nosso ponto de encontro com o grupo foi no aeroporto de Bologna, de onde saímos com o ônibus do transfer com destino a Gabicce Mare, na região Marche. O grupo ficou dividido em 3 hotéis próximos, Alexander, Sans Souci e Mira Mare. Não eram hotéis comuns, eram Bike Hotéis, e isso significa um tratamento todo especial dado ao ciclista e sua bicicleta. Por exemplo, possuem local seguro para guardar a bicicleta, oficina mecânica à disposição, mecânico especializado, aluguel de bicicleta, guias que conhecem a região na palma da mão, cortesia na lavagem de roupa técnica todos os dias, e ainda uma alimentação balanceada com horários estendidos, pensando especialmente nos praticantes do esporte. Não é a toa que encontramos ciclistas de várias partes do mundo hospedados ali, é o paraíso do cicloturismo!

O dia seguinte à chegada foi destinado à entrega das bicicletas alugadas e também para descanso do voo e adaptação ao fuso horário. Alguns mais animados tiraram a tarde para já começar aquecer as pernas e foram até a cidade histórica de Rimini, pela ciclovia a beira mar. Para encerrar o dia, um coquetel de abertura do evento, de frente para um magnífico visual do Mar Adriático.

Na sequencia, veio um domingo de sol e fomos para o primeiro pedal, um roteiro chamado “Borghi e Casteli”. O desafio era grande pois eram 900m de desnível total, alguns trechos de trilha e 55 km no total. Realmente este  primeiro dia foi o mais puxado de todos (e nossa orelha arde por isso de vez em quando). A recompensa foi passarmos por 4 castelos e seus vilarejos, além de campos, videiras carregadas e bosques bem verdes. Faltava espaço na mente para absorvermos tanta novidade.

Para as pedaladas, fizemos uma divisão em 4 grupos, cada um com um guia italiano na frente e um guia brasileiro da equipe do Clube fechando. Desta forma tínhamos mais segurança na condução do grupo, assim como uma maior integração entre os participantes.

De volta ao hotel, juntamos a fome aguçada pelo pedal à tradicional comida italiana e seguimos fielmente o dito local “pancia piena cuor contento”, ou seja “pança cheia coração contente”.

Um tempinho de descanso e logo depois demos início à primeira palestra do  Encontro, comigo e Rodrigo Telles, na qual contamos sobre a viagem que tínhamos acabado de fazer antes do encontro, pela Via Claudia Augusta.

O segundo pedal foi por um local chamado Oasi del Conca, que é o vale do rio Conca. Percorremos boa parte do caminho por ciclovias de terra, num parque natural na beira do rio. Neste dia o almoço foi num local especial, a Tenuta Del Monsegnori. A denominação de tenuta se dá a uma vinícola que tem outros produtos, além de vinho. No caso da Monsegnori, produzem também azeites, cosméticos, aceto, grapa e mel. Todos produtos de primeiríssima qualidade. Ficamos impressionados com o histórico de prêmios dos vinhos, que datam dos anos 1300!!! Um momento emocionante também foi conhecer uma oliveira que tinha simplesmente 600 anos. Havia sido trazida recentemente da região sul da Itália. Incrível imaginar que esta velha senhora  presenciou uma boa parte da história desde a idade média.

Neste dia tivemos outra palestra no final da tarde. Sandro Santini, guia e cicloturista italiano nos contou de forma extremamente divertida como era o planejamento de uma viagem a 30 anos atrás, em comparação com os dias de hoje. (lembrei muito de minha própria história nesta palestra). Eram os primórdios do cicloturismo e quase não havia equipamentos específicos disponíveis, exigindo o uso da criatividade e inventividade. A reflexão de Sandro nos fez valorizar muito todos os equipamentos e tecnologia que temos à disposição hoje em dia.

Para o terceiro percurso fizemos uma programação variada, a ida foi de barco até o porto da cidade de Pesaro, e a volta foi de bicicleta. O percurso foi pela via panorâmica que cruza o Parque Natural de San Bartolo, um dos atrativos turísticos e ambientais mais importantes da região Marche. A estrada além de ser toda cênica é destinada somente ao turismo. Os mirantes se abrem para o horizonte em falésias sobre o mar azul. De bicicleta ficou tudo ainda mais bonito.

Este dia ainda nos reservava uma surpresa boa. Fomos até a fábrica de bicicletas Somec, onde os quadros são feitos um a um, em geral sob encomenda de atletas profissionais. A paixão dos italianos pelo design e o cuidado em cada detalhe se pode notar em todas as peças. Pudemos conhecer cada etapa da produção e conversar diretamente com os autores daquelas obras de arte ciclísticas. Na saída uma passada pela loja, para conhecer novos produtos e buscar alguma oferta irresistível.

Chegamos à metade do evento e tivemos um dia livre para descanso. Sem bike desta vez, a maioria optou por uma ida até a linda cidade de Urbino, que tem o título de patrimônio mundial da Unesco. Passamos uma deliciosa manhã zanzando livremente pelas ruelas medievais da cidade. De Urbino fomos para o almoço, próximo dali, na Corte Della Miniera. O local abriga também o “Museo Internazionale della Stampa” com maquinários originais e réplicas de todas as fases da reprodução gráfica, desde a prensa de Gutenberg.

Na parte da tarde ainda passamos pela República de San Marino, com sua belíssima fortaleza que fica no alto de um morro com visão de 360º para a cadeia de montanhas dos Apeninos e o mar.

À noite, saímos de Gabicce Mare e subimos a Gabicce Monte, onde, com uma linda vista para a orla, saboreamos algumas legítimas pizzas italianas.

No dia seguinte, uma forte chuva nos obrigou a cancelar a pedalada. De bondinho turístico fomos conhecer alguns atrativos da região como o Aquário da cidade de Católica, vizinha a Gabicce Mare. Na volta ainda houve tempo para um relax nas saunas e piscinas dos hotéis.

À tarde uma palestra do professor universitário Tommaso Paolini sobre o Parque Nacional D'Abruzzo e o surpreendente relato sobre a reintrodução de ursos nativos da região. As opiniões da plateia ficaram divididas, alguns ficaram motivados a pedalar por lá, outros com bastante medo.

Passado o dia de descanso e de volta aos pedais, fomos ao Castelo de Gradara, conhecer com mais calma seus encantos e mistérios. Ali aconteceu uma das passagens mais famosas da Divina Comédia de Danti Alighieri, em que narra a trágica história de amor entre Paolo e Francesca. Tudo na Itália transborda em história, o que vai nos envolvendo de uma maneira natural e nos induzindo a querer conhecer cada vez mais o país.

O almoço foi na Tenuta Carlini, um local aberto há poucos anos, mas onde provamos um dos melhores vinhos que tomamos na região. Para completar, um dueto de música brasileira tocava chorinho e nos ajudou a matar um pouco a saudade de casa.

O tempo passou como um piscar de olhos, como sempre acontece quando estamos nos divertindo muito, vivendo intensamente alguma coisa. E assim já era hora do coquetel de encerramento do evento. Ficou a certeza de termos aproveitado muito bem nosso tempo por lá e que viajar de bicicleta é uma das melhores maneiras que existem de aproveitar a vida.

Realização:

Apoio:

contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Encontro Internacional de Cicloturismo - Italia 05 a 13 de setembro 2014 - Italia