Velotour Vale Europeu 2016

14 a 20 de novembro de 2016 - Texto: Walter Magalhães Jr.

No dia 20 de novembro a emoção tomou conta dos setenta cicloturistas que finalizaram o Velotour 2016, na chegada no ponto final do Circuito Vale Europeu no restaurante Thapyoka em Timbó (SC).

Aproveitamos a comemoração dos 10 anos do Circuito Vale Europeu para iniciarmos com um novo formato para o Velotour. A mudança mais evidente foi a alteração da data, que aliás, já está  incluída no calendário das próximas edições. Trocamos a folia do carnaval no início do ano, pela belezas da primavera no mês de novembro. Os pontos de controles (PCs) foram substituídos por um "briefing" bem detalhado, realizado pela nossa equipe. Todas as manhãs em cada etapa do circuito, momentos antes da partida, fazíamos um bate-papo ao ar livre com todos os cicloturistas. O carro de apoio foi excluído para que o cicloturista seja mais autônomo e dependa de si mesmo para concluir sua viagem.  Mudanças que deram mais dinamismo e fluidez ao Velotour.

Mas a grande novidade desse Velotour foi a realização de trabalhos voluntários.  Um movimento que gerou uma grande sinergia entre nós cicloturistas. Uma série de ações sociais práticas e prazerosas, realizadas com o objetivo de deixar algo de especial e duradouro para as pessoas ao longo de todo o percurso. Ações assertivas que marcaram a nossa vida e que esperamos que tenham marcado a vida daqueles que moram nas localidades do Circuito Vale Europeu.

Um exemplo dessas ações foi o plantio de mudas de árvores. Era bem simples e bastava o cicloturista manifestar o desejo de fazer o plantio, que lá ia ele, orgulhoso com a sua muda de Araçá ou Ipê Amarelo presa no alforje da sua bicicleta para ser plantada em qualquer ponto do caminho que desejasse. Era só plantar e fotografar o local escolhido para o plantio. Um registro para que nas próximas edições do Velotour seja possível acompanhar o crescimento dessas futuras árvores. No final foram plantadas aproximadamente setenta mudas ao longo de todo o Circuito Vale Europeu. Frutos de uma generosidade brotada sobre duas rodas.

A coleta do lixo espalhado pelo circuito foi outra contribuição deixada pelos cicloturistas voluntários do Velotour. Papéis, plásticos, latinhas de alumínio, garrafas pet e outros itens eram retirados das estradas e carregados na bicicleta até um local de descarte apropriado para cada tipo de material. Uma ação simples que muitos poderiam repetir e ajudar o meio-ambiente.

Outro trabalho muito importante realizado, foi  a conferência das planilhas e da sinalização de cada etapa do circuito. Uma ação que ajudará na manutenção das placas de sinalização, aquelas com as setas amarelas. Uma valiosa ajuda que irá refletir na navegação dos futuros cicloturistas que viajarem pelo Circuito Vale Europeu.

A acessibilidade foi um exemplo maravilhoso de solidariedade para todos nós. Haviam bons desafios pelo caminho, e nessas situações aquela "mãozinha" sempre é bem-vinda. Foi bonito ver, por diversas vezes, pessoas especiais ganhando o embalo morro acima através da força generosa dos companheiros de viagem. Uma corrente do bem gerada em cada pedalada e nos momentos mais difíceis. Uma doação entre amigos que explica tanta emoção e gratidão na chegada.

Mas foi na escola Fritz Donner, nas  imediações da cidade de Dr. Pedrinho, que a generosidade e a gratidão se transformaram em uma grande surpresa para todos que estavam presentes. Imaginem mais de setenta cicloturistas reunidos com umas duzentas crianças no ginásio esportivo da escola, para falar de amor, esperança, respeito, superação... Graditão. Risadas, brincadeiras, depoimentos, exemplos de vida e uma gratidão enorme pela oportunidade de estarmos todos reunidos num momento mágico e trocar nossas vivências.

A proposta do nosso bate-papo em alguma escola da região se concretizou da maneira mais bela possível. Foi maravilhoso ver a educação daquelas crianças e seus olhinhos arregalados para saberem das histórias de um mundo novo que surgiu para elas através da magia da bicicleta e do cicloturismo.  Ação e reação que fica difícil de imaginar para quem não viveu esse momento mágico do Velotour.

As riquezas naturais, as belas paisagens, o contato com a cultura local são lembranças marcantes para quem já fez o  Circuito Vale Europeu. Só que desta vez teve algo a mais no ar. Uma energia maravilhosa percorreu todo o circuito conduzida por uma legião de bicicletas. Sem dúvidas foi um Velotour mágico. Transformador. Que ficará marcado em cada um de nós.

Praticamente todos fizeram os  sete dias de viagem, completando todo o circuito com um belo exemplo de amizade, companheirismo e união.  Uma corrente do bem realizada com muita descontração por pessoas de diversas regiões do país,  de culturas e hábitos diferentes, mas com uma coisa em comum... Um enorme coração e a vontade de deixar algo de bom para esse mundo carente de boas ações.

Velotour  2016:  de 14 a 20 de Novembro.

Clube de Cicloturismo do Brasil

Patrocínio

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)

Apoio