Bicicleta no trânsito: O comportamento e os equipamentos que são necessários para garantir a segurança do ciclista nas ruas da cidade.

BICICLETA NO TRÂNSITO

por Roberto Lima e Eugênio Bassi.
SESC Ipiranga (São Paulo) 30 - MAIO - 2009

Cada dia mais gente deixa o carro em casa para pedalar nas ruas das grandes cidades. A princípio, isto pode parecer extremamente ameaçador. É claro que sempre existem riscos, mas também existem técnicas, comportamentos e acessórios que melhoram muito as condições de segurança do ciclista. Pedalar nas ruas da cidade não é só economizar com combustível, deixar de emitir carbono ou melhorar a saúde, mas também engajar-se numa luta por uma cidade melhor, mais humana, onde as pessoas se respeitam e por um planeta que tem consciência dos seus limites.

Foto: Equipe Pedal Serrano

Este talvez seja um dos motivos que tem atraído muita gente para a bicicleta. Isto sem falar no prazer que é pedalar e curtir a cidade com o ritmo da bike. Descobrir os parques, os museus, os prédios históricos, tudo ao alcance do pedal. Roberto Lima e Eugênio Bassi, do grupo Pedal Serrano irão conduzir o bate papo então sobre como aproveitar tudo isso mas sem fazer loucuras, pois para encarar a selva urbana é preciso se preparar. As reuniões do Clube de Cicloturismo/Clube do Pedal SESC Ipiranga são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto. Na verdade estes encontros tem a função de permitir que a comunidade cicloturística, desde o iniciante ao veterano, possa se encontrar, trocar experiências e planejar viagens. Todos são bem vindos.

Local: SESC Ipiranga - Rua Bom Pastor 822 Ipiranga - São Paulo
Data: 30 de maio de 2009