Palestra: Cicloturismo na Itália - de Roma a Toscana pela Via Francigena

Viagem de bicicleta de Roma à Toscana pela Via Francigena, caminho de peregrinação italiano, e na sequência cruzando os montes Apeninos e finalizando no Mar Adriático.

Itália é terra de ciclistas, sempre tivemos vontade de fazer uma cicloviagem por lá. São tantas opções de roteiros interessantes que escolhemos contemplar um pouco de tudo.

Começando por Roma e toda sua história, entramos na Via Francigena. Este é um caminho histórico de mais de 2 mil anos, que foi resgatado e é utilizado para caminhantes peregrinos e ciclistas. Uma rota muito interessante para quem já conhece o Caminho de Santiago e agora quer mais.

Fomos desviando e voltando dela pois também queríamos conhecer os grandes lagos e aproveitar sua estrutura de campings, mas nosso próximo destino era a Toscana.

Dezenas de cidades históricas, uma diferente da outra, com todo o charme italiano para conservar as coisas antigas.

Mas também fazia parte dos nossos planos um desafio de montanhas. Então cruzar os Apeninos foi a última fase da viagem. É uma cadeia de montanhas que divide a Itália entre o Leste e o Oeste.

Foram três grandes ascensões a picos cobertos de florestas e com lindos visuais, para chegarmos à San Marino, uma república em forma de fortaleza medial, e por fim alcançarmos o mar na cidade de Riccione.

Com esta atividade inauguramos um ciclo de palestras mensais no Parque das Bicicletas, sempre no segundo sábado do mês. Venha tirar dúvidas sobre viagens de bicicleta.

 

 

As reuniões do Clube de Cicloturismo são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto. O objetivo é dividir informação e difundir nossa atividade. Na verdade estes encontros tem a função de permitir que a comunidade cicloturística, desde o iniciante ao veterano, possa se encontrar, trocar experiências e planejar viagens. Todos são bem vindos. De preferência chegue com meia hora de antecedência.

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Parceria Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo.

Local: Parque das Bicicletas - Auditório A
Alameda Iraé, 35 – esquina com a Avenida Indianópolis (próximo ao Parque Ibirapuera) - São Paulo

Data: 14 de junho de 2015 (sábado)
Horário: 14h
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entrada gratuita