10º Encontro Nacional de Cicloturismo

 


10º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
12 a 15 de novembro Santa Maria Madalena - RJ

Neste Encontro o Clube de Cicloturismo teve o patrocínio da Cateye, Amazonas Bike e Prefeitura de Santa Maria Madalena, e apoio da Via Pedal, Fecierj, Pousada Verbicaro e AraraUna Alforjes.

por Eliana Garcia.

Memorável. Especial. Emocionante. Marcante. Esses foram alguns dos adjetivos usados pelos participantes para definir o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura.

 

O evento, além de ser o décimo, marcou também os 10 anos de existência do Clube de Cicloturismo e por isso teve uma programação especialmente caprichada. A cidade de Santa Maria Madalena, na região serrana do estado do Rio de Janeiro nos recebeu de portas abertas, com muito carinho por parte de toda a população.

Os passeios na região do Parque Estadual do Desengano deixarão saudades. A cada topo de subida éramos brindados com uma nova paisagem, a cada parada de descanso uma nova cachoeira, enfim o pedal perfeito! A alegria estava estampada no rosto de cada um dos participantes. Foram muitos os reencontros com amigos de outros Encontros e muitas novas amizades, que se formaram de maneira rápida e intensa.

Difícil explicar para quem nunca foi a um Encontro, a atmosfera que se cria durante seus 4 dias de duração. Talvez seja fruto de um inconsciente coletivo de mudança e transformação, afinal são muitos ali, ou talvez quase todos, que sentem na bicicleta uma maneira de mudar, e para melhor.

Uma maneira de ter mais qualidade de vida, de economizar combustíveis fósseis, de praticar um turismo mais sustentável, de estabelecer uma nova forma de se relacionar com os outros, de pensar na preservação de matas e rios, de iniciar uma nova fase de vida, de autoconhecimento.

Foi inspirador ouvir relatos de viajantes que enfrentaram duros desafios em busca de seus sonhos e que partilharam conosco experiências de vida e de estrada. A seguir uma breve descrição das palestras e debates deste 10º Encontro de Cicloturismo.

Volta ao Mundo - Este foi um debate inédito, que reuniu três cicloturistas brasileiros que já deram a volta ao mundo, num dos momentos mais importantes do evento. Antonio Olinto (Livro No Guidão da Liberdade), Argus Caruso (Projeto Pedalando e Educando) e Arthur Simões (Pedal na Estrada), nos conduziram a reflexões sobre as emoções de uma grande viagem, como saudade, satisfação, esperança e determinação.

Mobilidade Urbana - A bicicleta para além do cicloturismo. Debate com dois dos maiores nomes do cicloativismo brasileiro, Arturo Alcorta (Site Escola de Bicicleta) e Zé Lobo (Transporte Ativo). A discussão girou em torno da necessidade do desenvolvimento da cultura da bicicleta no país.

Histórico da Bicicleta e do Cicloturismo no País - André Schetino (Livro Pedalando na Modernidade) mostrou como foi de grande impacto a chegada das bicicletas no Brasil e apresentou um pouco do contexto histórico da época. Antonio Miotto, historiador, fez um apanhado dos guias e materiais publicados sobre cicloturismo no país, num passado recente.

Trilha Sulamericana - Thiago Fantinati (Livro Trilhando Sonhos) nos contou de maneira deliciosa e com maravilhosas imagens sua travessia de 15 mil km e 365 dias pela América do Sul.

Cuba para 3 - Walter Magalhães (diretor do Clube de Cicloturismo) e Sérgio Ribeiro contaram como foi ver a Ilha com os olhos de cicloturista, sentir as surpresas e sensações de viajantes sem conceitos pré concebidos nem idealizações.

Vídeo “De bicicleta pelos Andes Peruanos” - Antonio Olinto e Rafaela Asprino fizeram o lançamento do vídeo em sua primeira apresentação pública. Belíssimas imagens e uma aventura inspiradora.

Circuito Ciclístico Volta do Desengano – Rodrigo Lima apresentou imagens e contou um pouco da história e relevância ecológica da região do Parque Estadual da Serra do Desengano.

Santiago de Compostela e Travessia nos Alpes - Relato de Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles (fundadores do Clube de Cicloturismo) em uma aventura pela Europa, que envolveu muitos acampamentos, surpresas e desafios.

Desidratação de Alimentos para viagens - Zé Renato dos Santos, biólogo e cicloturista experiente, demonstrou as técnicas que estudou e desenvolveu para manter uma boa alimentação durante as viagens.

Enfim, foram 10 anos muitíssimo bem comemorados! Em nome de toda a equipe do Clube de Cicloturismo agradecemos aos palestrantes e participantes do 10º Encontro de Cicloturismo e um agradecimento especial ao Rodrigo Lima, natural de Santa Maria Madalena e co-organizador do evento.

__________________________________________________________________

Acróstico para o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo (por Edmar Garcia)

10 não é apenas um clichê, mas a nota que para mim mereceu este evento...

Entre as pedaladas matinais com ponto de encontro frente à bela igreja matriz
Nós iniciávamos nossos passeios já abençoados pelas ricas paisagens emoldurantes;
Cento e uns Cicloturistas precisamente... (Respondi ao ser questionado sobre
O número de participantes do nosso encontro) percorreram as estradas de terra
Nada planas, ainda bem, que nos proporcionaram subidas e descidas e ótimas fotos...
Tranquilo sempre foi o nosso ritmo... Estarmos agrupados o mais próximo possível
Regia a postura da Equipe de Apoio dos Guias Voluntários do Clube de Cicloturismo.
O
utros guias locais também colaboraram; um roubou a cena: o incansável Cão Guia...

Noturnas e vespertinas palestras encerravam o dia de atividades com Chaves de Ouro:
A “História da Bicicleta e do Cicloturismo”, “Mobilidade Urbana”, “
Cuba para 3”, “Trilha Sulamericana”,
Incluindo-se aí um agradável Bate-papo sobre “Volta ao Mundo de Bicicleta”...
Outras até com um Minicurso: “Desidratação de Alimentos para Viagens”;
Nativas informações como “Volta do Desengano”, Parque Estadual do RJ e
A última delas “Santiago de Compostela e uma Travessia nos Alpes”
Levavam nossos pensamentos e nos transportavam com nossas bicicletas...

De “Pessoas conhecidas durante as viagens” foi a chave-mestra citada em todas elas...
Em contraste aos locais visitados, normalmente realçados pelos viajantes.

Como não foi diferente para mim, tive a sorte de também conhecer novas pessoas...
Inesquecíveis são estas Experiências... Principalmente as Novas Amizades...
Conheci a mim mesmo um pouco mais neste Encontro...
Lembrei-me do que foi dito em uma das palestras: “Viagens são transformadoras...”;
“O nosso melhor amigo pode nos irritar e os desconhecidos podem tornar-se Irmãos...”
Tudo isso realmente acontece... E nos enriquece...
Um Encontro como este só nos fortalece!
Rimas simples assim e é desta mesma forma que quero curtir Minha Vida sem fim...
Isto mesmo! Simples e sem fim... Pois somos imortais enquanto “Espírito” e
Simples humanos enquanto nesta Terra estamos...
Melhor será então que nos próximos Circuitos e no 11º Encontro Nacional estejamos!
O final é incessante... O durante é o movimento... O início é constante...

Acróstico para todos os participantes do 10º Encontro Nacional de Cicloturismo organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil. Foi enriquecedor estar com todos vocês... Por Edmar Garcia, Guia Voluntário. São Paulo, 17/11/2011.

Organização:
 
     

Patrocínio

   
         

         

         

         

Apoio

         
     
         
     
         
     
         
   
 
   
 
   
 

10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura 12 a 15 de novembro de 2011 - Santa Maria Madalena - RJ