O final do ciclo do Velotour no Circuito Vale Europeu

| 18/07/2018 |

Fazendo um balanço destes 10 anos de evento Velotour Vale Europeu tivemos mais de 700 pessoas viajando de bicicleta, em grupo, mas de forma autônoma. É uma marca considerável, principalmente levando-se em conta o cenário do cicloturismo uma década atrás.

Trabalhamos em sintonia entre o Clube de Cicloturismo, o consórcio de municípios que gerencia o Circuito Vale Europeu (CIMVI), a entidade que representa os empreendimentos de turismo da região (Associação Vale das Águas), além de pessoas diversas e ciclistas locais. Foi uma parceria que deu muito certo, acreditamos que o principal motivo é por serem todos os envolvidos bastante dinâmicos, empreendedores e acima de tudo, idealistas. O objetivo comum era divulgar o Circuito em âmbito nacional e ajudar a difundir a prática do cicloturismo.

Obtivemos êxito e superamos em muito nossa expectativa. Muita gente teve sua primeira experiência de cicloturismo no evento, muitas vezes transformando-se em “embaixadores” do cicloturismo e do circuito. A cada ano, ouvimos relatos emocionados e presenciamos muita superação durante a semana de duração do Velotour. São lembranças que vão ficar marcadas na memória de cada um dos participantes, de cada um dos organizadores e das comunidades locais.

Mas nosso papel, e de cada uma das entidades envolvidas, é preparar o terreno para que as ideias se desenvolvam. E sentimos como uma missão cumprida. O Circuito Vale Europeu é hoje um dos destinos mais procurados de cicloturismo no país e o Velotour um evento consolidado nacionalmente. Por isso mesmo é chegada a hora de encerrar um ciclo e alavancarmos novas possibilidades na região. A partir deste ano de 2018 não teremos o Velotour Vale Europeu. Foi uma decisão conjunta difícil de ser tomada, uma vez que todos já nos afeiçoamos ao evento, mas devemos estar sempre adiante, abrindo outras frentes. Estaremos no Circuito Vale Europeu para implementar outros projetos, seguindo com o mesmo entusiasmo e encantamento do início e prontos para novos desafios.

Pedalemos adiante!

Equipe do Clube de Cicloturismo do Brasil