Velotour Vale Europeu 2015: Planejamento

O que levar

6. PLANEJAMENTO

1) COMO CHEGAR
De avião o mais próximo é ir até Navegantes. Do aeroporto saem ônibus para Blumenau onde é possível pegar outro para Timbó. Ou então tratar um transporte de Navegantes a Timbó.
Algumas opções para tratar este traslado:
-Taxi de Timbó - se for se hospedar lá, informe-se no TIMBÓ PARK HOTEL 3281-0700
-Agência Rota Turismo - www.rotaturismo.com
-Fazenda Sacramento - http://fazendasacramento.blogspot.com

De São Paulo há ônibus direto para Timbó, à noite. Buscar horários no site como destino Rio do Sul, mas a passagem até Timbó só é vendida por telefone ou no guichê. www.catarinense.net. Para chegar de carro, vá pela BR116 e depois BR101 até Joinville. Depois siga para Jaraguá do Sul, Pomerode e Timbó.

2) INFORMAÇÕES LOCAIS - Escritório de turismo de Timbó: tel (47) 3382 6811

3) O QUE LEVAR - Cada participante levará sua bagagem na bicicleta. Não é necessário levar saco de dormir nem toalha de banho. Aconselhamos acomodar a bagagem dentro dos alforjes em sacos plásticos para evitar que fiquem úmidas, caso não sejam impermeáveis. É aconselhável também o uso de uma bolsa de guidão com porta mapa, para que o guia e planilhas do Circuito fiquem sempre visíveis.

Peso máximo total recomendável de bagagem: 10kg

Alguns itens que recomendamos constar:

NOS ALFORJES

• uma muda de roupa seca e limpa para a noite

• duas roupas de pedalar

• um agasalho

• calçado ou chinelo para a noite

• recipiente para água extra

• kit de toalete

• kit básico de ferramentas

• câmara, bomba, remendo

• protetor solar

• capa de chuva

• máquina fotográfica

• alimento (biscoito, barrinhas, frutas secas, castanhas, etc.)

• documentos / dinheiro (alguns locais não aceitam cartões e há poucos bancos)

• relação das reservas nas pousadas

NO CICLISTA E NA BICICLETA

• capacete (obrigatório), luvas, óculos de proteção, calçado fechado

• retrovisor, farol, refletivos

• odômetro (ciclocomputador)

Mais informações sobre planejamento de viagens você pode encontrar no Manual do Cicloturista de Primeira Viagem:

www.clubedecicloturismo.com.br/manual

4) BICICLETA - Devido aos trechos de morros e estradas de terra, recomendamos o uso de bicicletas tipo mountain bike com pneus largos e de cravo, de preferência com 24 ou mais marchas (relação de marchas leve). Também é possível fazer a viagem com bicicletas híbridas ou reclinadas desde que o ciclista esteja habituado a viajar com ela e utilize os pneus e relação de marchas adequadas. A bicicleta deve estar revisada e em perfeito funcionamento para não apresentar problemas durante a viagem. Não há locais para reparos de freio a disco na maioria do circuito. Se você os utiliza leve pastilhas extras.

5) ROTEIRO - Ao iniciar o roteiro, o cicloturista recebe um guia em papel com todas as informações sobre o circuito. Estas mesmas informações encontram-se disponíveis no site do Circuito Vale Europeu. Não seja pego de surpresa, estude com antecedência o roteiro que será percorrido. Todas as sete etapas estão descritas através de textos, gráficos altimétricos, classificação de dificuldade e planilhas:

www.circuitovaleeuropeu.com.br

6) ESTRUTURA - Alto Cedros e Palmeiras não são cidades. Em toda a parte alta não há estrutura de farmácias, bancos ou supermercados. A maioria dos locais não aceita cartão de crédito. O sinal de celular também é muito escasso. Se precisar de alguma peça para bicicleta só poderá encontrar na parte baixa do Circuito.

7) INTERAÇÃO - se quiser conhecer outras pessoas que irão no Velotour, você pode se cadastrar na lista de discussão Cicloturismo Brasil:
Lista de discussão

ou o grupo no facebook:
www.facebook.com/groups/cicloturismobrasil

8) DÚVIDAS - Qualquer dúvida entre em contato conosco:

Patrocínio

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí