Entrevista: Miguel Guzmán-Foz do Iguaçú a São Paulo

Miguel Guzmán nos conta como foi sua primeira viagem longa de bicicleta, de Foz do Iguaçu a São Paulo. Sua jornada teve momentos de puro relaxamento: "a paz e tranqüilidade que se respira relaxam até a alma, e a visão dos plantios de milho cor de ouro e do verde intenso da soja são um oásis pra meus olhos ardidos pelo vento e o sol." E outros momentos bem difíceis, mas sempre com final feliz: "Ando umas quatro horas, estou muito cansado e com fome, mais não há cidade alguma por perto, e minha força tá bem fraca, só uma casa na frente, e lá vou eu bater palmas. Peço permissão para descansar na sombra e um pouco de água. A minha cara e aparência estavam péssimas, já que o dono da casa, junto à esposa e filhos, ofereceram para almoçar com eles, aceitei com gosto."

Clube - Como você escolheu este percurso de Foz do Iguaçu para São Paulo? Miguel - Escolhi este percurso porque as estradas do interior do Paraná são mais tranqüilas do que as do litoral, e meu projeto (Brasil Selvagem em Duas Rodas) é percorrer o Brasil de sul ao norte, então a primeira etapa já esta concluída.

Clube - Qual era a rotina de sua pedalada? A média foi de 70 km por dia. Acordava por volta das 6h, fazia meu café (leite em pó, cereais, pão, e frutas frescas e secas). Umas 7h já estava na estrada, pois de manhã o calor é menos forte. Minha rotina era parar mais ou menos de hora em hora, para me hidratar, comer frutas secas (castanhas, ameixas, uvas passa) e alongar. Ao meio dia, parava pra comer uma refeição leve, pois ia continuar pedalando de tarde. À noite dormia em parques ecológicos (sempre com autorização do IBAMA), fazendas, casa de pessoas que conheci na viagem e até postos de gasolina.

Clube - Valeu a pena levar a barraca? O que mais você teria levado que não levou? Valeu e muito, pois a minha idéia era fazer a viagem o mais ecológica possível acampando em parques, a beira de rios, perto de cachoeiras etc. E teria levado mais dinheiro, pois de resto tinha tudo que precisava.

Clube - Como foi a experiência de passar o Natal e o Ano Novo sozinho e viajando de bicicleta? Foi muito especial. No Natal, fiquei com o coração apertado, senti saudades da família, da minha mulher e dos amigos, foi uma noite ruim. Agora no Ano Novo, foi maravilhoso, acampei num camping no rio Paranapanema perto da divisa com São Paulo, e fiz amizades com todo mundo que estava acampando também.

Clube - Você foi bem recebido pelas pessoas e famílias pelo caminho? Fui muito bem recebido sim. As pessoas das zonas rurais são muito amigáveis e gentis, tanto assim que duas noites dormi na casa de famílias. E com certeza a bicicleta influenciou mesmo na recepção das pessoas.

Clube - Qual o lugar mais inusitado que dormiu durante a viagem? Bom, perto de Londrina, numa cidadezinha chamada Cambe, não encontrei lugar algum pra montar a barraca, e dando um role pela cidade, vi um circo que estava se apresentando, o "Circo Orlando Orfei", e pensei, que legal seria dormir num circo, e não deu outra, falei com o gerente do circo, contei a minha aventura, e expliquei que só queria um cantinho pra dormir. Foi ótimo, dormi num trailer com os palhaços. Me ofereceram duas refeições e café da manhã. E ainda à noite assisti à apresentação do espetáculo.

Clube - Pensando na sua aventura, qual a melhor lembrança que te traz a viagem? E qual foi o pior momento? O melhor de tudo é poder ver que ainda tem muita gente de bom coração disposta a te dar uma mão, e as amizades que fiz na viagem. O pior momento da vigem foi na noite do natal.

Clube - Como foram os últimos dias antes da chegada em São Paulo, bateu a ansiedade? Bateu mesmo, tanto assim que no último dia pedalei 130km, foi meu recorde. E a saudade era muito forte.

Clube - Você já havia viajado de bicicleta antes? Tem um próximo projeto em mente? Tinha feito viagens curtas, até o litoral de São Paulo só. Meu projeto é continuar com a segunda etapa que será de São Paulo ao Nordeste (Salvador BA) Só espero arrumar algum patrocínio.

Ficha Técnica:
Bicicleta: Mountain Bike 21 marchas
Peso da bagagem: 35 a 40 Kg
Furos de pneu: 15
Problemas mecânicos: Uma corrente quebrada.
Quilometragem total: 1300 Km
Tempo: 18 dias