O Clube na ATM 2017 – Abertura da Temporada de Montanhismo SP – FEMESP

Cicloturismo e montanhismo combinam? Um sonoro SIM!

Foto: Equipe de Voluntários da ATM 2017

Na edição deste ano da ATM, organizada pela FEMESP, o Clube de Cicloturismo esteve presente. Um convite especial e mais que bem-vindo para participar do evento, falar sobre a mecânica básica de bicicletas e também sobre cicloturismo. A ATM é uma celebração da chegada da estação mais propícia para a prática das atividades de montanha no Brasil. O período entre os meses de abril e setembro é mais seco e frio e se torna perfeito para atividades nas regiões serranas.

O evento deste ano contou com o trabalho de 03 meses de organização e aconteceu no dia 08 de abril no Parque Estadual do Jaraguá com todas as atividades gratuitas. Foram 13 oficinas, 06 atividades livres, 09 palestras, 68 voluntários envolvidos, 08 empresas apoiadoras, 11 organizações participantes e um público de 450 pessoas presentes nas atividades. Lindo de ver tantas pessoas buscando informações e conhecimentos nas práticas ao ar livre! A curiosidade e interesse se manifestavam nos olhares atentos, nas perguntas e conversas, e o resultado era percebido com a felicidade, os sorrisos e aquela boa sensação de aprender e evoluir sempre.

Foto: Equipe de Voluntários da ATM 2017

Na oficina sobre mecânica básica de bicicletas, com uma edição de manhã e a repetição à tarde, a ideia foi fazer o pessoal colocar a mão na massa, ou melhor, na bicicleta. Com uma abordagem bem prática os participantes foram estimulados a irem com suas bicicletas e aprenderem mexendo nelas. Desde conhecer e manipular as ferramentas básicas, desmontar partes da bicicleta, fazer todo processo de conserto de câmara de ar e pneu, cuidados com a limpeza, lubrificação, reparar correntes, saber sobre como manter uma relação de marchas boa e torna-la mais durável, conhecer os freios e aprender suas particularidades, além de muitas conversas sobre o mundo das bicicletas e do cicloturismo. Certamente uma oportunidade de entrada em um universo para estimular a autonomia e o pedalar mais seguro e prazeroso. Foi incrível e muito gratificante ver o pessoal com as mãos sujas, mexendo, perguntando, conhecendo, aprendendo, compartilhando e já pensando em pedalar mais e viajar de bicicleta!

A oficina foi ministrada por Fábio FES do Clube com a ajuda e apoio do Luiz Kilgelhoefer também voluntário do evento.

Nosso profundo e sincero agradecimento a todas as pessoas, entidades e empresas  envolvidas, as voluntárias e voluntários, a FEMESP, ao Parque do Jaraguá e, claro, a todos que estiveram presentes e tornaram o evento tão especial como foi. Agora é aproveitar a temporada e explorar as montanhas e caminhos do Brasil, e se for viajando de bicicleta, melhor ainda.

Fotos: Equipe de Voluntários da ATM 2017