Pesquisa: O Cicloturista Brasileiro 2018

Aqui estão os resultados do que foi até hoje a maior pesquisa realizada com os cicloturistas brasileiros. Infelizmente no país não temos dados oficiais absolutos, como por exemplo os das pesquisas do IBGE com toda a população. Mas esta pesquisa contou com uma amostragem muita ampla incluindo ciclistas e cicloturistas de todos os cantos do país.

Ela foi coordenada por dois pesquisadores do Planett: Luiz Saldanha e Juliana DeCastro. O Planett é um núcleo de pesquisa da UFRJ que tem dado atenção especial ao cicloturismo. Este grande interesse pelo tema é de certo modo inédito na academia brasileira, já que além da pesquisa, o núcleo também organiza um encontro voltado para disseminação do conhecimento acadêmico sobre o cicloturismo e se prepara para uma nova edição no ano que vem. Duas outras instituições também colaboraram nas discussões para a elaboração e na divulgação do formulário: O Bike Anjo e o Clube de Cicloturismo do Brasil.

Outras pesquisas já surgiram antes dessa, é claro, e foram fundamentais para embasar tudo o que foi feito. Inclusive é interessante destacar que uma pesquisa realizada em 2008 pela pesquisadora Andressa Paupitz, também com apoio do Clube de Cicloturismo, chamada “O Perfil do Cicloturista Brasileiro”, serviu de inspiração para essa nova edição bem mais completa e aprofundada. Dez anos depois, então, temos material para fazer uma comparação entre as duas situações. Nós do Clube de Cicloturismo ficamos muito honrados de termos colaborado de alguma forma e sentimos que é o início de uma história importante.

Dentre estas informações algumas se destacam como por exemplo o crescimento do público feminino que antes era de apenas 15% do total e agora já chegou a quase 20%. Outra informação interessante é a de que cerca de 22% dos cicloturistas se interessam por acampamento. Hoje no país temos pouquíssima estrutura para isso, talvez seja importante que o setor turístico pense nesse assunto. O mercado turístico pode esperar cicloturistas de quase todas as classes econômicas já que a distribuição delas foi consideravelmente uniforme na amostragem, ou seja, é uma atividade para todos, confirmando o que já sabíamos empiricamente. Para quem tem interesse em entender um pouco melhor esse universo é um prato cheio de informações.

Esperamos que essa pesquisa sirva de base e também de inspiração para mais cientistas e pesquisadores se interessarem pelo tema. Deixamos nosso grande agradecimento à equipe do Planett por toda sua dedicação.

Para acessar o conteúdo da pesquisa:

O Cicloturista Brasileiro 2018

O Perfil do Cicloturista Brasileiro de 2008