Projeto Pantanal vai à Praia: Ilheús (BA) a Praia do Forte (BA)

 Partimos de Ilhéus num domingo chuvoso, percorrendo a estrada-parque que vai até Itacaré, uma das mais bonitas e bem planejadas de toda a viagem até agora. Ela corta uma área de Mata Atlântica muito preservada, tem ciclovia e passarelas suspensas utilizadas pelos animais para cruzarem a pista sem risco de atropelamento.

Nossa primeira parada foi em Serra Grande, onde ficamos hospedados num aconchegante sítio de um amigo, situado no alto das montanhas de onde se tem uma bela vista panorâmica da mata e do mar.  Nosso próximo destino, Itacaré, se revelou uma das paradas mais legais da viagem. Além de o sol ter voltado a brilhar depois de 15 dias, conhecemos pessoas e praias incríveis. No dia mais agitado da viagem, logo pela manhã conhecemos Beto, que organiza pedaladas ecológicas pela região com variados níveis de dificuldade.

De cara entramos numa trilha super radical dentro da Mata Atlântica, com direito a banho de cachoeira, tombos memoráveis e muito cacau tirado do pé para matar a fome numa das paradas de descanso. À noite, após outra exposição do Varal, a dona de um restaurante nos homenageou com um delicioso jantar à moda italiana, em comemoração aos primeiros 1.000 km da viagem. Adivinhem quem mais apareceu para fazer uma ´boquinha´ no jantar??

Nosso amigo Luís Arnaldo, o engenheiro-ciclista citado anteriormente. Para finalizar a noite, rolou uma sessão de Reggae acústico. Vida dura de cicloturista... Na manhã seguinte, partimos pela praia (pedalando e às vezes empurrando...) para Barra Grande, completando assim o primeiro mês de estrada. De lá fomos de barco para a histórica Camamu, com um pescador que levava seus peixes para a movimentada feira que acontece todos os sábados no porto.

Esta região já faz parte da ´Costa do Dendê´, como pudemos comprovar pela abundância destas palmeiras na estrada até Valença, de onde pegamos outro barco, desta vez para Morro de São Paulo.

Quatro coisas se destacaram na nossa visita ao Morro: - As belezas naturais que nos ´seguraram´ lá por 2 dias; - A grande quantidade de turistas estrangeiros; - A irresistível Sorveteria Mistura Fina; - O sério problema de saneamento básico (lixo e esgoto) pelo qual a ilha está passando. Salvador é um capítulo à parte em qualquer viagem. Subir as ladeiras do Pelourinho de bike pela primeira vez significou um esforço titânico. Porém, a sensação é indescritível, como o próprio Pelô e sua miscelânea cultural, musical, visual e gastronômica. Para completar, estávamos em Salvador justamente no dia 13 de maio, durante a semana comemorativa aos 111 anos da assinatura da Lei Áurea - os eventos culturais pipocavam pela cidade!

Em Arembepe, saboreamos um delicioso ´catado de caranguejo´! Prá variar choveu horrores, mas ainda tivemos um tempinho para visitar a base do TAMAR e a curiosa aldeia hippie de Arembepe, localizada numa bonita faixa de dunas e coqueiros entre o mar e o Rio Capivara. Na Praia do Forte, fizemos uma palestra no Eco Resort Praia do Forte, onde vale mencionar um fato curioso ocorrido: um dos hóspedes do hotel, o simpático polonês Charlie (que mora em New York e trabalha com divulgação de música brasileira nos EUA), se interessou tanto por nosso projeto que nos convidou para um drink, em um bar da cidade. E não é que ele acabou dando uma força financeira para a continuação de nossa viagem?!?! À tarde fizemos a exposição do Projeto Pantanal vai à Praia, na base local do TAMAR, onde todo o projeto se iniciou.


 

Projeto Pantanal vai à Praia: Vitória(ES) a Itaúnas(ES)
Projeto Pantanal vai à Praia: Itaúnas (ES) a Arraial d'Ajuda (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Arraial d'Ajuda (BA) até Ilheús (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilheús (BA) a Praia do Forte (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Praia do Forte (BA) a Maceió (AL)
Projeto Pantanal vai à Praia: Maceió (AL) a Recife (PE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Recife (PE) a Natal (RN)
Projeto Pantanal vai à Praia: Natal (RN) a Canoa Quebrada (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Canoa Quebrada (CE) a Fortaleza (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Fortaleza(CE) a Ilha do Cajú(MA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilha do Cajú(MA) a São Luís (MA)