Projeto Pantanal vai à Praia: Vitória(ES) a Itaúnas(ES)

PROJETO PANTANAL VAI À PRAIA do Espírito Santo ao Maranhão

Tudo começou em um bate papo numa noite de janeiro de 99, ainda no Pantanal. No início, nem a gente estava levando a idéia muito a sério. Mas depois de muitas conversas, e de percebermos o quanto tínhamos um projeto interessante e importante nas mãos, passamos a acreditar que podia dar certo. E assim como nós, várias outras pessoas, empresas e entidades também deram valor à idéia. Realmente consideramos que elas merecem um reconhecimento especial, por acreditarem e investirem em um projeto que deve servir como exemplo de trabalho de divulgação cultural e turística.

Todo mundo ficou espantado quando informamos nossa previsão de saída - afinal, alguns projetos como este são iniciados com no mínimo um ano de antecedência. Mas organizamos tudo em tempo recorde (três meses!), em grande parte graças aos amigos e a este pessoal que estará pedalando com a gente.

RIBEIRÃO PRETO (SP) À VITÓRIA (ES)
Depois de quase três meses de preparativos, saímos! Partimos de ônibus para Vitória (após 22 horas de viagem de ônibus entre Ribeirão Preto-São Paulo-Vitória). Lá fizemos a primeira palestra e exposição. Na manhã do dia seguinte começamos a pedalar.

VITÓRIA (ES) A ITAÚNAS (ES)
Saímos com destino a Santa Cruz e, algumas horas depois, já estávamos sendo reconhecidos e incentivados pelos moradores que tinham nos visto na televisão!! Em todos os lugares onde passamos, fomos muito bem recebidos.

Em Santa Cruz fomos alojados na Reserva Biológica e levados para um super passeio de escuna pelo Rio Perequê-Mirim, com direito a tereré com ostras!! (fusão cultural inédita!). Neste trecho encaramos três travessias de barco: duas bem tranqüilas e uma com muito vento, altas ondas e fortes emoções no Rio Doce (o maior do Espirito Santo).

Estávamos em dois barquinhos de alumínio, um com motor e outro sendo rebocado. Balançou e muito!!! A única chuva que tomamos foi no trecho entre Povoação e Pontal do Ipiranga; uma estradinha que corta fazendas e tem mais de um mata-burro por quilômetro, sendo impossível atravessá-los sem descer das bikes!!

Os dois últimos pontos visitados foram Guriri e Itaúnas, um trecho bastante complicado com informações duvidosas, que nos custou 25km extras de pedal, pois não conseguimos cruzar o Rio Cricaré (de Guriri para Conceição da Barra). Conclusão: chegamos em Itaúnas já à noite e só fomos conhecer as dunas no dia seguinte. Depois, fizemos uma palestra ao ar livre, projetando slides na parede externa da Igreja de São Sebastião, na praça central da cidade. Até aqui, dos 283 km de estrada, apenas os primeiros 84km foram em asfalto.

Este longo trecho em terra, aliado aos ventos contrários e à carga das bikes, dificultou um pouco o nosso rendimento e nos deixou com um saldo de um pneu furado, dois bagageiros dianteiros quebrados e câmbios desregulados. Dureza pras bikes!!

Projeto Pantanal vai à Praia: Vitória(ES) a Itaúnas(ES)
Projeto Pantanal vai à Praia: Itaúnas (ES) a Arraial d'Ajuda (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Arraial d'Ajuda (BA) até Ilheús (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilheús (BA) a Praia do Forte (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Praia do Forte (BA) a Maceió (AL)
Projeto Pantanal vai à Praia: Maceió (AL) a Recife (PE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Recife (PE) a Natal (RN)
Projeto Pantanal vai à Praia: Natal (RN) a Canoa Quebrada (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Canoa Quebrada (CE) a Fortaleza (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Fortaleza(CE) a Ilha do Cajú(MA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilha do Cajú(MA) a São Luís (MA)

Daniel de Granville Manço (Ribeirão Preto, SP) - biólogo formado pela USP/RP, com especialização em morcegos da Mata Atlântica. Guia e sócio-proprietário de agência de ecoturismo. Fotógrafo, supervisor de lazer no Refúgio Ecolólgico Caiman (Pantanal/MS), guia e gerente de ecoturismo em Bonito/MS. www.fotograma.com.br
Antonio Augusto Bertagnolli Jr. (Ribeirão Preto, SP) - Biólogo formado pela UNI-MAUÁ/RP, dive master em mergulho formado pela C.M.A.S./C.B.P.D.S. (brevet 123 no Brasil), guia de ecoturismo, fotógrafo e gerente de ecoturismo em Bonito/MS. www.gutobertagnolli.com
Maria Antonietta Castro Pivatto (São Paulo, SP) - Bióloga formada pela universidade de Guarulhos, pós-graduada em ecologia pela universidade São Judas Tadeu e em turismo ambiental pelo SENAC-CEATEL. Guia de ecoturismo por mais de 5 anos em SP e região, guia no Refúgio Ecolólgico Caiman (Pantanal/MS) e em Bonito/MS.