Reunião

PEDALA CAPOEIRA

de São Paulo à Califórnia de bicicleta
SESC Consolação (São Paulo)
30 - abril - 2011

Costa Rica

Ceará

Maranhão

Colômbia

EUA, São Francisco, Golden Gate

No nosso encontro de abril teremos um casal de cicloturistas muito especial. Os dois capoeiristas queriam conhecer os grupos de capoeira do Brasil e resolveram pedalar até os Estados Unidos para isso.

Saindo de São Paulo em 2006, Fabio e Mary subiram o litoral brasileiro, atravessaram mais 9 países da América, e completaram quase 20 mil quilômetros de bicicleta. Eles fizeram essa viagem em prol da Capoeira, que serve para muitos como um símbolo poderoso de união e resistência contra opressão física e cultural. Visitando aproximadamente 50 grupos de diversos estilos e filosofias ao longo do caminho, eles tiveram como objetivo passar um recado de paz e união entre capoeiristas.

Mary Schindler é da Califórnia e mal sabia onde ficava o Brasil no mapa, e que o povo falava Português. Quando ela começou na faculdade, descobriu a Capoeira "por acaso" em busca de aulas de dança e se apaixonou pela arte. Puxada cada vez mais longe da vida "normal" que ela esperava, a Capoeira acabou lhe trazendo para o Brasil onde mergulhou na nossa cultura.

Inspirada pela história de amigos ciclistas, ela decidiu realizar seu sonho de fazer uma loucura de bike. Hoje, ela continua se dedicando a Capoeira e pretende usar sua formação em letras para escrever um livro sobre suas aventuras.

Nascido em São Paulo, Fabio Mendes também foi impulsionado à maior aventura da sua vida através dessa arte nacional, a Capoeira. Com ela, ele começou a viajar pelo país participando de vários eventos, e assim foi descobrindo seu espírito de aventura. Ele sempre andava de bike nas proximidades do seu bairro e entre as academias onde ensinava a Capoeira, mas nunca imaginou até onde aquelas duas rodas iam levá-lo.

Em 2006, ele resolveu deixar tudo que havia conquistado com a Capoeira, a família, e o lar para, junto com Mary, atravessar o continente levando uma mensagem de paz. Hoje ele mora na Califórnia onde continua passando sua mensagem e espalhando a cultura brasileira através do seu trabalho com a Capoeira.

As reuniões do Clube de Cicloturismo são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto. O objetivo é dividir informação e difundir nossa atividade. Na verdade estes encontros tem a função de permitir que a comunidade cicloturística, desde o iniciante ao veterano, possa se encontrar, trocar experiências e planejar viagens. Todos são bem vindos. De preferência chegue com meia hora de antecedência.

Local: SESC Consolação
R. Dr. Vila Nova, 245
Vila Buarque
São Paulo - SP