Reunião

 
PLANEJAMENTO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA
SESC Av. Paulista (São Paulo)
30 - setembro - 2008

O cicloturismo pode ser encarado como uma forma de ecoturismo, quando o viajante procura locais de natureza preservada e maior contato com a natureza. Com um veículo genuinamente ecológico, o cicloturista gera um menor impacto nas regiões que visita.

Quem viaja de bicicleta tem ainda uma possibilidade muito maior de interação com as comunidades locais, praticando um tipo de turismo onde o que se privilegia é a busca de um conhecimento mais aprofundado de como é a vida das pessoas em cada lugar onde passa.

O cicloturismo traz ainda a possibilidade de realização de outras práticas numa mesma viagem, como caminhadas, visitação de cavernas, visita a comunidades quilombolas, sítios arqueológicos, mergulho e uma infinidade de outras atividades que se alinham a um turismo sustentável.

Mas para uma viagem deste tipo ter sucesso é necessária uma série de preparativos, uma fase importantíssima que antecede a saída, ou seja o planejamento.

O planejamento para um cicloturismo autônomo (sem carro de apoio) para locais com atrativos naturais geralmente implica num planejamento muito próximo ao do turismo de aventura. Todos os detalhes são importantes, e é necessário pensar com cuidado em todas as situações a que estaremos expostos durante a jornada. A bicicleta, os equipamentos, a saúde, o preparo físico, as condições climáticas são alguns dos pontos a serem abordados nesta palestra por Eliana Garcia, diretora do Clube de Cicloturismo, Bióloga e Educadora Ambiental.

Local: SESC Avenida Paulista - av. Paulista, 119 Paraíso- São Paulo - Tel: 11 3179-3700
Data: 30 de setembro de 2008
Horário: 19:30h
Informações: clubedecicloturismo@hotmail.com
Entrada gratuita

 

eventos - home