Velotour Vale Europeu 2009

Há muito tempo atrás, quando o termo cicloturismo ainda era palavra estranha e desconhecida, arranjar companhia para viajar de bicicleta não era tarefa fácil. Pois bem, o tempo passou, já estamos vendo nossa querida atividade exposta na mídia e com cada vez mais praticantes, mas arranjar companhia ainda continua complicado. Claro, não é tão simples conciliar, pessoas, interesses, ritmos e, ainda mais, tudo isso na mesma data e local.

AVENTURA, DESAFIO, DIVERSÃO

VELOTOUR - VALE EUROPEU 2009

Felizmente, em 2008, surgiu uma maneira de resolver esta questão: o Velotour, um evento criado pelo Clube de Cicloturismo para dar oportunidade de formar um grande grupo para viajar, pessoas pedalando juntas, mas de maneira independente.

Agora no carnaval de 2009 repetimos a dose e foi sensacional, serviu para termos certeza de que queremos outras edições.

Este ano foram 38 cicloturistas autônomos viajando juntos durante sete dias consecutivos. Isto quer dizer que cada um carregava sua própria bagagem e era responsável pelo planejamento da sua viagem, cuidando das reservas em pousadas e decidindo os horários em que preferia pedalar.

Por isso não há muitas regras, apenas uma estrutura mínima para dar uma segurança para os ciclistas.

Durante cada dia os participantes passavam pelos PCs - pontos de controle - onde carimbavam a credencial e registravam sua passagem. Além disso, no final do dia havia um carro de resgate que percorria todo o trajeto para verificar se ninguém ficou na estrada.

Os viajantes eram de diversas partes do Brasil: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O mais interessante é que a maioria nem se conhecia pessoalmente antes da confraternização no primeiro dia. Mas o entrosamento foi imediato e sempre que parávamos num bar ou chegávamos numa pousada, fazendo aquela pequena bagunça e vozerio, os moradores da região ficavam admirados ao saber que estávamos acabando de nos conhecer, e havíamos acabado de decorar os nomes uns dos outros. Uma sintonia incrível.

Na chamada parte baixa do circuito o percurso serpenteia por estradinhas de terra do Vale do Itajaí. São morros, vales, rios e muita cultura européia, daí o nome do circuito.

As casas no estilo enxaimel, que combina uma estrutura de madeira com preenchimento de tijolos de diferentes tonalidades, abrigam moradores que conservam muito a cultura dos imigrantes que colonizaram a região. E eles são muito receptivos com os ciclistas.

A maioria dos PCs eram em bares ou outros estabelecimentos justamente para propiciar mais este contato. A novidade este ano foi que em alguns dos pontos, ao invés de frutas, tivemos as deliciosas cucas, um tradicional bolo com farofa doce muito consumido lá.

Esta primeira parte foi realizada nos três dias de feriado do carnaval, e na Vinícola San Michele terminamos a primeira parte do percurso.

Fizemos uma degustação dos diversos vinhos e nos despedimos de alguns companheiros que não tinham disponibilidade para continuar o próximo trecho. Ali iniciava-se a parte alta e só neste dia seriam cerca de 10km de aclive. Como saímos cedo, ainda conseguimos parar na casa do seu Paulo no meio da subida. Ele é o responsável pelos anjos que nos acompanham ao lado da estrada no meio das hortências.

O sol escaldante que nos castigou nos primeiros dias, escondeu-se atrás das nuvens e tornou a parte alta um pouco mais fácil. Mas depois a chuva ainda trouxe alguma lama para não deixar a tarefa assim tão trivial.

Vários dos participantes estavam realizando a primeira viagem de bicicleta com alforjes e tiveram também a oportunidade de testar todas as condições climáticas.

Aliás isso foi um ponto bem marcante, a interação entre cicloturistas experientes e novatos. Muito conhecimento, dicas e técnicas foram trocados além das experiências de viagem.

No último dia a deliciosa descida trouxe um sentimento misto de satisfação e saudade. Satisfação de missão cumprida, de experiência concluída e saudade antecipada do grupo e de pedalar simplesmente por pedalar.

Esta sensação de pedalar livremente é maravilhosa e faz com que sempre voltemos renovados para casa.

Um grande abraço a todos que participaram deste Velotour e agradecimentos especiais aos parceiros que possibilitaram que o evento acontecesse: Consórcio Intermunicipal de Municípios do Médio Itajaí, Comtur Timbó, Associação Vale das Águas, Cycle Bona, Restaurante Thapyoka, Park Hotel Timbó, Pousada Blauberg, Hotel Fink, Pousada Campo do Zinco, Bella Pousada, Pousada Duwe, Hotel Faustino.