Lançamento do Guia de Cicloturismo Estrada Real

SESC Ipiranga (São Paulo) 27  - março - 2010

Nosso segundo evento deste ano será o lançamento de mais um guia de cicloturismo. Os autores Antonio Olinto e Rafaela Asprino, dos guias da Mantiqueira e do Caminho da Fé, apresentarão o Guia de Cicloturismo Estrada Real. São mais de mil quilômetros planilhados. Os autores mostrarão as belas imagens desta aventura. "Ficamos impressionados com a riqueza e a beleza de nosso país. Viajando de bicicleta pelo Caminho Velho da Estrada Real vemos um pouco de tudo. De asfalto plano e lisinho a duras subidas em terrenos adversos, grandes e movimentadas cidades e pequenas localidades esquecidas no tempo. Toda a beleza dos contrastes de um país continental com diversos tipos de vegetação: mata atlântica, florestas de araucárias, campos, cerrado. Reconhecemos nossas riquezas naturais, nossa história, chegando perto, como nunca, de um povo maravilhoso que vive neste país chamado Brasil. Quem disse que a bicicleta anda muito devagar? Ela anda tão rápido quanto a capacidade de observar bem cada uma destas diferentes regiões".

Segundo Olinto, o cicloturista terá a oportunidade de enfrentar os mesmos obstáculos dos primeiros desbravadores, pois as montanhas ainda estão lá e representam o que há de mais original no caminho, nunca mudaram desde o descobrimento. O guia de cicloturismo convida a percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, em pleno século XXI, e de bicicleta. É um guia de mão dupla, ou seja, tem planilhas nos dois sentidos: Paraty – Ouro Preto e Ouro Preto – Paraty."

As reuniões do Clube de Cicloturismo/Clube do Pedal SESC Ipiranga são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto. Na verdade estes encontros tem a função de permitir que a comunidade cicloturística, desde o iniciante ao veterano, possa se encontrar, trocar experiências e planejar viagens. Todos são bem vindos. Chegue com meia hora de antecedência e retire seu ingresso na bilheteria. Para os que vão pedalando, há paraciclo na portaria da unidade.

Local: SESC Ipiranga - Rua Bom Pastor 822 Ipiranga - São Paulo
Data: 237 de março de2010
Horário: 15h

Também haverá o lançamento do guia nos seguintes locais:
CURITIBA
Com o apoio da Bike Sul, Rádio Mundo Livre FM e Refinaria Promocional Inscrição antecipada obrigatória:
17 de março – 4ª feira – 19h30 – Barracão da Refinaria Promocional Rua Guido Straube, 52 A - Vila Izabel - Curitiba – PR Tel (41) 3343 5113
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível. Haverá coquetel.
Quem não conseguir se inscrever pela internet poderá tentar meia hora antes do evento, assumindo o risco de não haver mais vagas.

NITERÓI

Com o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, Recicloteca, Transporte Ativo, Centro Excursionista Brasileiro, Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno) 23 de março - 3a feira - 19h - Projeto Grael Av. Carlos Ermelindo Martins, 494 - Peixe Galo - Jurujuba - Niterói – RJ Tel (21) 2711 9875 www.projetograel.org.br Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Confirmação de presença através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RIO DE JANEIRO
Com o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, Recicloteca, Transporte Ativo, Centro Excursionista Brasileiro, Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno) Lançamento do Guia de Cicloturismo Estrada Real - Caminho Velho 24 de março - 4a feira - 19h - Centro Excursionista Brasileiro Rua Almirante Barroso, 2 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel. (21) 2252 9844 www.ceb.org.br Entrada franca.