Palestras sobre cicloturismo no SESC Taubaté

Palestras sobre cicloturismo no SESC Taubaté:

• 15 de janeiro - "Planejando uma viagem de Bicicleta e Roteiros no Vale do Paraíba e região" com Walter Magalhães
  • 22 de janeiro - "Nova Zelândia, o sonho de uma viagem de bicicleta" com Paulo Roberto Cunha
  • 29 de janeiro - "Mecânica básica de bicicletas" com Rodrigo Telles

Exposição fotográfica:

• 04 de janeiro a 28 de fevereiro - "Nova Zelândia: O Sonho de uma Viagem de Bicicleta" por Paulo Roberto Cunha

Participe!

PLANEJANDO UMA VIAGEM DE BICICLETA E ROTEIROS NO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO - (15 de janeiro de 2014, 19h)

Ao contrário do que se imagina, iniciar-se no cicloturismo é relativamente simples e está ao alcance de pessoas de qualquer faixa etária. O conceito de cicloturismo envolve desde passeios de algumas horas até grandes expedições. Não é necessário ser atleta e nem possuir uma bicicleta sofisticada. Porém são imprescindíveis alguns conhecimentos, informações básicas e precauções. Nesta palestra são abordados os aspectos relacionados ao equipamento, bicicleta, preparo físico e psicológico, saúde e planejamento. E aproveitando o tema, parte da palestra será destinada a apresentar e comentar alguns roteiros e caminhos para se realizar uma viagem de bicicleta pelo Vale do Paraíba, litoral norte e região, onde se discutirá a diferença entre eles e como se preparar para cada um.

Walter Magalhães (Diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil) - Formado Administração de empresas e Processamento de Dados. É também Fotógrafo e guia de turismo, e desde 1991 pratica o cicloturismo. No Brasil realizou diversas viagens de bicicleta, Estrada Real (MG), Circuito Vale Europeu (SC), Litoral de Santa Catarina, Caminho do Sol (SP) entre outras. No exterior viajou pela França, Argentina, Chile, Alemanha, Espanha (Caminho de Santiago de Compostela), Cuba e Itália. Desenvolve projetos de incentivo ao cicloturismo com vivências em exposições, palestras motivacionais e Workshop em escolas, empresas, universidades e instituições.

NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA- (22 de janeiro de 2014, 20h)

Um arquipélago localizado do outro lado do planeta... Uma terra de montanhas nevadas, praias desertas, vulcões ativos, lagos de degelo, fiordes e de natureza exuberante... Um país acolhedor, visitado por inúmeros aventureiros de todo mundo... Paulo contará um pouco sobre os 40 dias e os 1.300 quilômetros pedalados pela terra dos “kiwis”, além do planejamento realizado para essa maravilhosa aventura, da cultura do país, das noites de acampamentos cercado por paisagens singulares, das caminhadas por vales magníficos e por montanhas cobertas de gelo, da experiência trocada com cicloturistas de inúmeros países, dos problemas que enfrentou e até das emoções que vivenciou. A exposição fotográficaque complementa a palestra ficará exposta no SESC Taubaté de 04 de janeiro a 28 de fevereiro.

Paulo Roberto Cunha (Coordenador de projetos do Clube de Cicloturismo do Brasil) Mestre em Ciência Ambiental pelo PROCAM da USP. Professor universitário e advogado especializado em direito ambiental. Montanhista desde 1996, realizou diversas travessias pelo Brasil e, no Chile, esteve na Cordilheira dos Andes e no Parque Nacional Torres del Paine. Iniciou-se no cicloturismo em 2004, com destaque para as viagens feitas na Serra da Mantiqueira e nas Serras Gaúchas e Catarinenses. Em 2009, passou 40 dias viajando de bicicleta pela Nova Zelândia. Na cidade de São Paulo, utiliza a bicicleta como meio de transporte. Escreve mensalmente um blog sobre o tema (www.viagensdepaulopom.blogspot.com).

MECÂNICA BÁSICA DE BICICLETAS- (29 de janeiro de 2014, 19h)

Viajar de bicicleta é algo realmente incrível e transformador. Mas além de saber pedalar é necessário que saibamos ao menos a mecânica básica deste veículo. Por algumas vezes podemos ter problemas com a bicicleta e nos encontrar sozinhos e longe de algum ponto de apoio, sendo assim, dominar a técnica básica ajuda a fazer uma viagem mais tranquila, além de ser extremamente prazeroso nós mesmos cuidarmos de nosso equipamento principal. Vamos falar de ajustes básicos como câmbio e freios, mas também de outros mais avançados como reparo em corrente ou substituição de raio e alinhamento rápido de aro.

Rodrigo Telles (Fundador e Diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil) Engenheiro Elétrico, Guia de Ecoturismo. Cicloturista desde 1997. É responsável pela concepção e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista do site Webventure e colaborador da Revista da Bicicleta. Junto com Eliana Garcia, é fabricante dos Equipamentos para Cicloturismo AraraUna e desenvolveram o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, o Circuito Costa Verde e Mar, e o Circuito das Araucárias, no estado de Santa Catarina.

Local: SESC Taubaté Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 Esplanada Santa Terezinha TAUBATE - SP
Data: 19,22,29 de janeiro de 2014
Horário: 19h