Ecotrilhas Caparaó(ES): Clube de Cicloturismo participará de evento de cicloturismo no Espírito Santo

Guaçuí (ES) 01 a 03  - MAIO - 2009

A região do Parque Nacional do Caparaó é conhecida pelo maciço rochoso que abriga o Pico da Bandeira, sendo muito procurada por montanhistas e alpinistas. Mas não é só isso. Através de uma parceria entre prefeituras da região, o cicloturismo está começando a se tornar também uma atividade importante por lá. Nos dias 01, 02 e 03 de maio haverá um evento que é uma viagem de bicicleta recheada com outros atrativos. A saída será de Guaçuí e passará pelos municípios de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, retornando a Guaçuí. Todo o trajeto será realizado em ritmo de passeio e com a finalidade de integração. Também haverá carro de apoio para carregar os pertences e oferecer alguma ajuda caso seja necessário.

Nas noites do primeiro e segundo dias o Clube de Cicloturismo, representado pelos seus diretores Rodrigo Telles e Eliana Garcia (que também irão pedalar), farão duas palestras abordando aspectos do cicloturismo. A primeira palestra tem como objetivo mostrar que o cicloturismo é uma atividade extremamente acessível para a maior parte da população. O cicloturismo abrange desde pequenos passeios pelo seu município, até grandes viagens de aventura. Mas apesar de ser bastante simples, requer atenção para diversos detalhes para garantir uma pedalada segura e com experiências positivas.

Foto: Ecotrilhas

Já a segunda palestra entra mais no aspecto do equipamento utilizado, principalmente a bicicleta. Como escolher e como ajustar sua bicicleta para o cicloturismo, que são dúvidas muito comuns para a maioria, mesmo para os que já pedalam. A bicicleta encontrada no mercado hoje em dia é fabricada para um uso competitivo ou esportivo, favorecendo a performance. Porém no cicloturismo o que está em jogo é o conforto. Para passar muitas horas em cima da bicicleta por dias seguidos sem sentir dores é necessário afinar muito bem variáveis como tamanho de quadro, postura do ciclista e acessórios da bicicleta.

Foto: Ecotrilhas
Programação do Evento
Dia 01 de maio - Sexta Feira
09:00 h – Saída de Guaçuí (em frente a prefeitura)
13:00 h – Almoço Cachoeira da Fumaça
17:00 h – Chegada em Divino de São Lourenço (pernoite)
19:00 h – Jantar 20:00 h – Palestra de Cicloturismo
21:00 h – Forró no Sereno
Dia 02 de maio - Sábado
07:00 h – Café da Manha
09:00 h – Saída de Divino de São Lourenço
13:00 h – Almoço em Mundo Novo
17:00 h – Chegada em Dores do Rio Preto
19:00 h – Jantar
20:00 h – Palestra de Cicloturismo
21:00 h – Show de Rock
Dia 03 de maio - Domingo
07:00 h – Café da Manha
08:00 h – Saída de Dores do Rio Preto
12:00 h – Chegada em Guaçui
12:30 h – Almoço
13:00 h – Entrega das Medalhas