IV Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

IV Encontro Nacional  de Cicloturismo e Aventura Paraibuna (SP) - novembro de 2005

 

 

Quando e Onde Foi: Paraibuna  - SP de 12 a 15 de novembro de 2005
Número de Participantes: 100 Faixa Etária: de 7 a 65 anos
Perfil do Público
: desde ciclistas de final de semana a cicloturistas que já pedalaram por todo o mundo.
Apoio: Bananinha Paraibuna, Restaurante Fazendão, Hotel Pousada Paraibuna
Prefeitura Municipal de Paraibuna, Arara Una Equipamentos para Cicloturismo, VM3 Assessoria Esportiva, Bike Joe São José dos Campos e Unidos Seguros..

Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil

 

O Encontro Nacional de Cicloturismo este ano aconteceu em Paraibuna (SP), uma cidadezinha tranqüila no Vale do Paraíba. Cenário perfeito para os passeios por estradinhas de terra que beiram o rio e suas represas. Os cicloturistas pedalaram sem pressa, no ritmo de uma boa conversa, somente interrompida, é claro, quando surgia uma desafiadora subida pelo caminho.

 

Os passeios foram feitos no período da manhã, partindo sempre da Pousada Paraibuna, sede dos quatro dias de Encontro. O destaque ficou para as várias famílias que participaram. Pais e filhos aproveitaram o feriado para pedalarem juntos. Alguns mais empolgados, até chegaram ao Encontro pedalando. Foi o caso de Vilma e Bruna, mãe e filha, que fizeram o trecho entre Mogi das Cruzes até a Paraibuna, e ainda chegaram com todo o pique para os passeios do evento! Por onde passava, o enorme grupo de ciclistas chamava a atenção dos moradores locais. Não só pela quantidade - eram cerca de cem ciclistas - mas também pelas bicicletas "exóticas". Como as reclinadas, em que o ciclista pedala numa posição bastante diferente, mas muito confortável. Ou a bicicleta dobrável que cabe numa mochila. Mas nem só de pedal vive o cicloturista, assim, no final da tarde eram realizadas palestras com especialistas em temas que interessavam a todos os viajantes de bicicleta. Na palestra sobre mecânica foram dadas as dicas de emergência, ou seja, como é possível fazer os "primeiros socorros" da bicicleta durante uma viagem. Já na palestra sobre treinamento, o enfoque foi a importância dos testes de avaliação física para quem pretende iniciar uma rotina de atividade física ou realizar um treinamento específico antes de uma cicloviagem. Cicloturistas experientes como Alê Rizzo e Roberto Rocha mostraram imagens, contando suas aventuras pelo mundo. Com idade variando de 7 a 65 anos e vindos de cinco diferentes estados do país, os participantes do Encontro de Cicloturismo tinham uma coisa em comum, o gosto por pedalar na natureza. Ficou a certeza de que a bicicleta proporciona uma excelente forma de viajar, manter a saúde do corpo e da mente, e além de tudo, melhorar a qualidade de vida no planeta.

Confira como foi:

Passeios: Estradinhas de terra pelas serras da região, passando por belíssimas paisagens, barragens da represa Paraibuna, vilas, e fazendas antigas da região.

Palestras: "Ásia - Pedalando nos Himalaias" por Roberto Rocha "Pedalando na África" por Alexandre Rizzo "Treinamento Físico Ideal" por Maurílio e Marcelo - VM3 Assessoria Esportiva "Aventura de Pedalar - Planejamento, Motivação e Realização" por Walter Magalhães "Giro Olímpico - Cicloturismo nos Circuitos das Provas Européias" por Rodrigo Pinto "Mecânica de Bicicleta" por Juliano - Bike Joe São José dos Campos "Equipamentos e Assessórios em Viagens de Bicicleta" por Rodrigo Telles e Eliana Garcia

Mesa Redonda: "Patrocínio para Expedições" Exposições Fotográficas: Estrada Real - Walter Magalhães Chile e Argentina - Jorge Blanquer Giro Olímpico - Rodrigo Pinto e Stephan Zander Transamazônica - Juan Menendez

Fotos do IV Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura Paraibuna - novembro de 2005

 

Apoio:

 

 

Realização:

Clube de Cicloturismo do Brasil