Encontro Clube de Cicloturismo e Clube do Pedal - SESC IPIRANGA 2007

28 e 29 de JULHO de 2007 no SESC Ipiranga - SP

Evento realizado pelo Clube do Pedal SESC Ipiranga em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil, que propõe às pessoas que não é necessário ser atleta e nem possuir equipamentos sofisticados para praticar o cicloturismo, basta preparar bem o seu corpo, sua mente e a sua bicicleta.

CAMINHOS E ROTEIROS DE CICLOTURISMO
O fotógrafo e cicloturista Walter Magalhães apresenta diversos caminhos cicloturísticos no Brasil e também no exterior, entre eles, Santiago de Compostela, Estrada Real, Circuito Vale Europeu e Caminho da Fé. Faz uma comparação entre eles e ressalta as diferenças entre se viajar num caminho pré-determinado e fazer uma viagem autônoma num roteiro qualquer. Toda a palestra é ilustrada pelas experiências do palestrante nestes caminhos através de histórias, imagens e vídeos.

AJUSTE SUA BIKE
Atividade interativa que apresenta aos participantes, divididos em grupos pequenos, as várias formas de ajustes que devem ser feitos para proporcionar conforto e segurança ao ciclista. Serão abordados diferentes tópicos: ergonomia, postura e maneira correta de pedalar. Também é tratada a relação entre conforto e desempenho que é uma questão importante para o cicloturista. Sair de casa com a bicicleta desajustada ou inadequada, pode significar muita dor de cabeça.

TESTE RIDE
Os participantes tiveram a oportunidade de dirigir uma bicicleta carregada dentro de um circuito fechado com alguns obstáculos. A idéia é ter a sensação de como se comporta a bicicleta com carga durante uma viagem de cicloturismo. Além de uma bicicleta com os alforjes traseiros, os participantes também testaram a dirigibilidade de uma bicicleta com alforjes na frete e atrás.

PASSEIO CICLÍSTICO NOTURNO
Atividade de confraternização entre os participantes do encontro de cicloturismo e freqüentadores em geral, que percorrereu o centro histórico da cidade de São Paulo.

PLANEJANDO UMA AVENTURA DE BICICLETA
Palestra com os guias de turismo ecológico e cicloturistas Rodrigo Telles e Eliana Garcia. Ao contrário do que se imagina, iniciar-se no cicloturismo é relativamente simples e está ao alcance de pessoas de qualquer faixa etária. O conceito de cicloturismo envolve desde passeios de algumas horas até grandes expedições. Não é necessário ser atleta e nem possuir uma bicicleta sofisticada. Porém são imprescindíveis alguns conhecimentos, informações básicas e precauções. Nesta palestra são abordados os aspectos relacionados ao equipamento, bicicleta, preparo físico e psicológico, saúde e planejamento.

MECÂNICA DE BICICLETAS
Clínica prática com enfoque em consertos e problemas, que podem ser solucionados, pelos próprios ciclistas, durante um passeio ou viagem. os participantes são divididos em grupos menores para melhorar a interação durante a atividade. São abordados tópicos como: regulagem de freios, regulagem de câmbios, consertos na corrente, ajuste de raios, limpeza e lubrificação, etc.