Bike Luz 2014: Informações aos participantes

6º BIKE LUZ - 2014
Caminho da Luz - Tombos a Alto Caparaó (MG)
6 a 9 de julho de 2014

Quatro dias de pedaladas pelas serras e vales de Minas Gerais, seguido de mais um dia de caminhada até o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país. O trajeto do Bike Luz é o tradicional Caminho da Luz, que tem início na cidade de Tombos e percorre cerca de 200km até a cidade de Alto Caparaó (última cidade antes da entrada do Parque Nacional de Caparaó, onde se situa o Pico da Bandeira). O roteiro é todo sinalizado por setas amarelas e as pedaladas são sempre por estradinhas de terra, a maioria delas cortando fazendas de café e de leite.

Os visuais são deslumbrantes e o caminho visita diversas cachoeiras. Os ciclistas carimbam uma credencial de peregrino nos locais de parada e ao final do percurso recebem um certificado oficial de conclusão. Já na sua sexta edição, o evento é uma tradicional parceria entre a ABRALUZ que administra o caminho e o Clube de Cicloturismo do Brasil, que procura criar oportunidades de reunir grupos de cicloturistas experientes e iniciantes nas viagens.

Albino Neves, criador do caminho, também irá participar desta coletiva pedalando conosco. Graças ao apoio de algumas entidades como prefeituras, escolas e clubes, que ajudam na estrutura, o custo do evento será de R$490,00 para os dias de pedalada (a caminhada é opcional). O evento conta com apoio da Agência Rastro de Luz que fornece o apoio necessário durante a viagem e cuida das reservas nas hospedagens. A bagagem é levada de caminhão para o destino de cada dia, uma ajuda e tanto para quem não está acostumado a levar alforjes. Para participar não é necessário ser atleta, porém é importante ter intimidade com a bicicleta e um preparo físico adequado para enfrentar cerca de 50km em estradas de terra com bastante subida e descidas técnicas. É claro que empurrar na subida está dentro do programa. O uso do capacete é obrigatório. Os participantes tem a opção de escolher entre os alojamentos coletivos ou hospedagens particulares e casas de família.

As inscrições e mais informações no site do Caminho da Luz:
www.caminhodaluz.org.br

Confira as outras edições: Bike Luz 2013 - Bike Luz 2012 - Bike Luz 2011

Assista ao vídeo da viagem: