velotour 2015: Instruções

documentos

4. INSTRUÇÕES

COMO FUNCIONA

Trata-se de uma expedição aberta que o Clube de Cicloturismo irá realizar. Além da equipe de organização do Clube, outros ciclistas podem integrar o grupo nessa vivência, porém o número de participantes é limitado.

Embora exija certo preparo físico, o Velotour não é restrito a atletas. É aberto a todas as pessoas com espírito aventureiro, dispostos a enfrentar desafios e a descobrir novos caminhos, passando por alguns momentos de superação pessoal.

A equipe do Clube de Cicloturismo (Eliana Britto Garcia, Rodrigo Telles e Walter Magalhães) já percorreu essa rota numa viagem de levantamento em 2014 como preparação para a expedição de 2015, quando então completam-se 70 anos da libertação das cidades italianas pelos soldados brasileiros da FEB.

Serão 7 dias de pedalada e a equipe do Clube de Cicloturismo Brasil, com experiência em viagens de bicicleta há mais de 20 anos, coordenará a expedição. É importante que todos os participantes respeitem as orientações dos coordenadores durante toda a viagem, como os horários de partida pelas manhãs, tempo de permanência nos locais de paradas e visitas em atrativos. Esses e outros cuidados são necessários para uma viagem tranquila e prazerosa.

Este Velotour é um pouco diferente do que já realizamos no Brasil. O grupo será menor e como não há sinalização de roteiro, andará junto. A velocidade nas descidas será controlada. Vamos criar uma dinâmica em que os integrantes atuem como voluntários em alguns momentos, ajudando no funcionamento da viagem. A ideia é integrar o grupo e tornar a experiência marcante.

No Velotour Internacional não há um carro de apoio para acompanhar e carregar bagagens. Porém, haverá um carro que fará o percurso no final do dia, conforme o trajeto, para recolher ciclistas que por motivo de problema mecânico sem solução imediata, esgotamento físico ou outro problema qualquer, não possam completar o trecho. Neste carro não será permitido levar pessoas fora destas condições citadas, nem bagagens ou qualquer outro objeto ou souvenirs.

Dinâmica da pedalada:

1. Não é um roteiro sinalizado, portanto a equipe de organização fará a condução e todos devem colaborar para não se dispersar do grupo;
  2. Os coordenadores tentarão achar um ritmo comum para o grupo poder andar sempre junto (o ritmo será lento);
  3. Caso não seja possível, como nas subidas por exemplo, ao invés de parar o grupo em cada bifurcação, um voluntário ficará ali indicando o caminho para os outros;
  4. A cada dia o grupo precisa da apresentação de alguns voluntários;
  5. Esses voluntários andarão próximos ao primeiro coordenador que determina quando é necessário que um voluntário fique indicando o caminho;
  6. De tempos em tempos o coordenador faz uma parada maior para agrupar a todos;
  7. Nas paradas coletivas todos devem aproveitar o tempo para realizar tudo o que for necessário, desde tirar fotos até passar protetor ou arrumar alguma coisa na bicicleta;
  8. Não haverá paradas em restaurantes para almoço. A organização é quem irá definir a cada dia os locais indicados de parada para lanche ou piquenique. Os participantes devem carregar alimentos não perecíveis (biscoitos, barrinhas, etc.), para quando não houver opção de compra no caminho;
  9. Voluntários para outros tipos de tarefas também serão necessários (na hora de acomodar as bicicletas, organização na chegada ao hotel, etc.);
  10. As descidas terão velocidade controlada pelo coordenador que estiver à frente;
  11. Não são aceitas bicicletas motorizadas nessa viagem.

Acomodações
As hospedagens serão em confortáveis hotéis 3* e 4* (estrelas) de acordo com as cidades de cada etapa, e as reservas serão providenciadas pela equipe organizadora.

Itens para levar
Toda bagagem de viagem de bicicleta deve ser econômica em peso. O segredo está em não levar itens demais nem de menos, e isso envolve sempre decisões pessoais. Mas o ideal é que o peso total não ultrapasse muito os 10kg. Não é necessário levar saco de dormir nem toalha de banho. Aconselhamos acomodar a bagagem dentro dos alforjes em sacos plásticos para evitar que fiquem úmidas, caso não sejam impermeáveis.

A seguir algumas coisas para não esquecer:

uso obrigatório:

• capacete

porte obrigatório:

• capa de chuva (indispensável)
  • roupas de frio (mesmo sendo época quente podemos pegar frio nas parte mais altas)
  • alforjes (ou outro tipo de bolsa apropriada que comporte sua bagagem na bicicleta)
  • farol e luz traseira (mesmo não pretendendo pedalar a noite é importante)
  • recipientes para água (mínimo 1,5L)
  • passaporte (deve ter validade mínima de 6 meses da data da viagem)
  • apólice de seguro viagem

recomendáveis:

• óculos
  • uma muda de roupa seca e limpa para a noite
  • duas roupas de pedalar
  • agasalhos
  • calçado ou chinelo para a noite
  • kit de toalete
  • kit básico de ferramentas
  • câmara, bomba, remendo
  • protetor solar
  • câmera fotográfica
  • alimento (biscoitos, barrinhas, frutas secas, castanhas, etc.)

Continue lendo....

< anterior   próximo >