O perfil do Cicloturista

| Por: Walter Magalhães - Clube de Cicloturismo do Brasil |

No início do cicloturismo no Brasil, quando essa expressão ainda não era conhecida, pouco se sabia a respeito de quem viajava de bicicleta. Isso porque eram poucos os cicloviajantes, as informações eram escassas e a divulgação de suas viagens não atingia o devido alcance. Foi uma época de improvisações para o cicloviajante devido à falta de informações, estrutura, equipamentos para o cicloturismo e até mesmo divulgação de matérias sobre o assunto.

O cicloturismo não é competição e por isso o cicloturista viaja em busca de maior contato com a natureza, de conhecer pessoas de outras culturas e lugares, percorrer caminhos alternativos, e sentir o gosto da aventura e liberdade. Em sua bicicleta carrega somente o necessário para a sua viagem, portanto necessita tanto de uma bicicleta quanto de peças e equipamentos adequados. Dependendo de seu estilo e planejamento ele busca desde campings naturais até a estrutura de hotéis e pousadas.

Uma pesquisa realizada com cerca de 300 ciclistas brasileiros, revela que quase a metade deles utiliza a bicicleta para cicloviagens.
Mais de 50% dos cicloturistas planeja seu trajeto por estradas de terra "batida", através de áreas rurais onde a tranquilidade e a diversidade de atrativos naturais é abundante. Montanhas e vales, riachos e cachoeiras, plantações diversas, fauna e flora, além do contato com as pessoas de hábitos simples do interior. Logicamente que a arquitetura, a história e a gastronomia estão incluídas nesse universo de atrativos fortemente ligados ao conceito de viajar de bicicleta.

Talvez seja por isso que outro dado da pesquisa aponte que a maioria dos cicloturistas pedala em média de 50km a 100km por dia em suas viagens, preferindo viajar num ritmo lento e com um olhar observador. A sua prioridade é vivenciar tudo que o caminho lhe oferece. Chegar é apenas uma consequência desse caminho.

Constatou-se também que o cicloturista prefere pedalar sozinho ou com amigos. Apenas uma minoria viaja em casal. Importante dizer que famílias e crianças são um público em crescimento na arte de cicloviajar.
O sexo masculino ainda é predominante no cicloturismo, mas nos eventos realizados pelo Clube de Cicloturismo, a presença feminina alcança mais de 50% do público presente, o que nos mostra algo importante para se observar e ter atenção: o público feminino no cicloturismo é maior que nos esportes de bicicleta!

Em se tratando da faixa etária, o público é bem variado, vai desde o adolescente na faixa dos 14 anos ao adulto na faixa de 70 anos de idade. É comum os adultos adotarem o cicloturismo como um estilo de vida quando se aposentam. Passam a viajar com maior frequência, e isso nos revela outro ponto importante: a faixa de terceira idade tem presença significativa no cicloturismo!

É maravilhoso observar no dia a dia como o cicloturismo vem conquistando cada vez mais seguidores. Mas isso é só o começo! Há um longo caminho a ser percorrido em busca de melhorar a estrutura do cicloturismo em nosso país.

O Brasil ainda é muito carente em pesquisas e estatísticas, e não existem trabalhos sobre cicloturismo por parte do IBGE ou outro órgão do tipo. Mas, essa pesquisa [1 e 2] nos ajuda a conhecer o perfil dos cicloturistas em nosso país e também é uma amostra de que o mercado a ser explorado do cicloturismo é enorme e movimenta a economia do setor de turismo, equipamentos de aventura e da bicicleta. Ter em nosso país a estrutura e a cultura para o cicloturismo como aquela vista na Europa e EUA, é o sonho de todo cicloturista e também pode ser a oportunidade do setor de bicicletas crescer junto. Certamente todos serão beneficiados.

Cabe aos nossos entes públicos e privados não perder essa oportunidade, porque não se trata de uma atividade em moda, mas um estilo de vida que veio para ficar.

Fontes de referência:
[1] Andressa Paupitz - “O perfil do cicloturista brasileiro” - 2008
[2] Manual de Circuitos de Cicloturismo - 2008-2010

Publicado originalmente em parceria do Clube com a Aliança Bike em 18/07/2016: