Alcides Ciclista: pedalando sem equipamento

Alcides Manuel dos Santos, Paraibano de 40 anos sempre sentiu desejo de sair pedalando pelo Brasil. Até que um dia parou de sonhar, pegou sua bicicleta e colocou no asfalto.

Ele saiu do Rio de Janeiro e foi até Juazeiro do Norte percorrendo cerca de 3.000km. Isso foi há muitos anos atrás (1981). Depois disso calcula que já tenha percorrido cerca de 30.000 km, sempre com bicicletas ganhas nos lugares por onde foi passando. Alcides é simples e trabalha na roça. Viaja sem alforjes, apenas com duas bolsas amarradas no bagageiro traseiro.

Em sua segunda grande viagem, Alcides saiu de Itapororoca-PB onde mora, cortou o Brasil, pedalando até São Paulo, depois Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e finalmente chegando na Argentina. E ele conta isso com a maior naturalidade.

Torcedor fanático do Santos que é, carrega sempre seu álbum de fotografias que tirou junto com os jogadores do Santos, e mostra para todos com muito orgulho. Ele mostra também, os encartes de jornais em que já saiu. Aliás, é com ajuda destes jornais que ele consegue abrigo e algum apoio nos lugares por onde passa.

Alcides Ciclista, como ele mesmo se denomina, conta que pedala cerca de 100 a 140km por dia (nada mal para quem começou a viajar aos 40 anos). Nunca teve nenhum acidente e nem problemas com assalto. "Graças a Deus", diz ele. Apesar de não ser muito religioso, gosta muito de visitar os santuários do Brasil, como Aparecida - SP e Juazeiro do Norte - CE.

Depois de sua última viagem de Itapororoca a Aparecida - SP, Alcides veio à São Paulo para visitar o Salão Duas Rodas. Lá ele nos contou que havia acabado de ganhar uma bicicleta nova da Sundown. A bicicleta anterior, que ele já estava usando há mais de quatro anos, nem câmbio indexado não tinha. O Alcides deixa a gente até com vergonha. Ele mostra que para fazer cicloturismo basta querer.

Tem muita gente que sonha em viajar de bicicleta, mas que nunca começa por falta de equipamento. É claro que os equipamentos adequados ajudam muito. Mas se você não tem acesso a eles, não quer dizer que não possa começar a pedalar por aí. Você pode ir fazendo viagens curtas no começo e tentando adquirir o equipamento aos poucos. O mais importante é a paixão pela bicicleta e por viajar.

Agora, o próximo projeto de Alcides é voltar pedalando para a Paraíba, passar por João Pessoa-PB e percorrer os nove estados no Nordeste: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, sertão da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, e voltar para a Paraíba.

Boa sorte Alcides. Estamos torcendo por você.