Câmbio Automático para bicicletas

Uma bicicleta que muda de marcha sozinha. Este foi o resultado de um concurso de criatividade para docentes (Concrid) realizado pelo Senai de Santa Catarina em novembro de 2002. Pode-se dizer a grosso modo que se trata de uma coroa que muda de diâmetro. Na verdade, não é exatamente uma coroa. O dispositivo mecânico, batizado de variador ciclomático, é composto de seis pequenos braços articulados, que simulam a tradicional engrenagem. Porém, dependendo da força que se aplica nos pedais, a corrente é submetida a uma tensão maior e este bracinhos são impelidos para o centro. Assim, o que poderíamos chamar de diâmetro da coroa, diminui automaticamente.

A regulagem dos esforços é garantida por duas molas. O que se tem na prática é que o aumento do esforço é compensado pelo pela variação da relação entre a coroa e a catraca, que se torna mais leve, fazendo com que possamos pedalar a torque constante (na foto, a peça que se assemelha a um câmbio dianteiro, é fixa e tem apenas a função de impedir que a corrente caia). Numa subida, por exemplo, o variador diminui seu diâmetro e o ciclista pode continuar pedalando com a mesma intensidade de que pedala no plano. É claro, que isto vale apenas para situações normais. O projeto foi desenvolvido para o uso em passeios ou em cicloturismo, segundo o inventor.

O professor Sérgio Silva está patenteando sua invenção e espera que logo esteja sendo produzida no mercado (também participaram do projeto os professores Hermes Klostermann e Egon Geisler).

O grande charme da idéia é que, ao contrário da tendência mundial de hoje em dia de basear todas as inovações em dispositivos eletrônicos, ela é baseada em conceitos simples de mecânica.

Para nós, cicloturistas, essa parece ser uma idéia muito interessante. Precisaria é claro, ser testada nas condições de uma viagem. Mas caso venha a funcionar bem, e possa ser combinada com um câmbio traseiro tradicional, além de garantir maior praticidade, também evitaria o problema da corrente cruzada. Uma das características que ainda poderia ser melhorada neste protótipo, seria o peso que é de cerca de um quilograma. Os nossos Parabéns à criatividade dos inventores que usam o seu tempo pensando em maneiras de aprimorar este veículo tão incrível!