Manifesto pela Legalização do Transporte de Bicicletas em Bagageiros de Ônibus

Ter dificuldades para embarcar a bicicleta no bagageiro do ônibus ainda é uma dos maiores problemas para o cicloturista brasileiro. Isso afeta também cidadãos que utilizam a bicicletas nos deslocamentos para o trabalho. O Brasil não possui regras claras sobre esse assunto, assim instaurou-se uma confusão onde cada viação inventa suas próprias regras, deixando o usuário da bicicleta muitas vezes desamparado.

Por estes motivos, o Clube de Cicloturismo com apoio de outras entidades pró bicicletas, organizou um Manifesto pela Legalização do Transporte de Bicicletas em Bagageiros de Ônibus. As assinaturas foram colhidas de duas maneiras:

• no papel, voluntários coletaram em suas regiões e enviaram para o Clube de Cicloturismo

• on-line, cicloturistas assinaram através do site do Clube de Cicloturismo.

Agradecemos a todos que assinaram e que ajudaram a coletar as assinaturas. Tivemos um total de 5.164 sendo 1.374 no papel, e 3.790 através do site. Através do cicloativista e membro do Clube de Cicloturismo, Denir Miranda, foi entregue, junto com as assinaturas, uma carta à ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) pedindo a regulamentação da questão.

Leia a carta a ANTT

Leia o manifesto completo